Se aqueles pontinhos pretos das bananas não são sementes, então bananas não têm sementes?

Banana tem semente? Como são as sementes das bananas?

Me disseram que aqueles pequenos pontinhos nas bananas não são sementes. Se isso for verdade, banana tem semente? Então como funciona? Como são as sementes? (Margarida e Júlia)

Veja bem Margarida e Júlia, muitas pessoas pensam que aqueles pontinhos pretos no meio da fruta, são as sementes. Não é verdade! As bananas compradas no supermercado, que consumimos normalmente, não possuem sementes. Portanto, aqueles pontinhos pretos são apenas óvulos não-fecundados da flor da bananeira. A saber,  banana é um fruto partenocárpico, tal como o abacaxi, os frutos se formam sem fecundação. É por isso que não possui sementes.

As bananas com sementes só ocorrem nas espécies selvagens, que no Brasil podem aparecer em regiões litorâneas de Mata Atlântica. A espécie Musa balbisiana, vendida no mercado indonésio contém, excepcionalmente, sementes, e é considerada uma das espécies ancestrais das atuais variedades híbridas geralmente consumidas.

Leia também: Uma árvore considerada extinta foi encontrada no quintal da Rainha Elizabeth II

Banana tem semente? Como são as sementes das bananas?
As bananas com sementes só ocorrem nas espécies selvagens. Foto: Reprodução/leptosolena

As bananas tradicionais, entretanto, reproduzem-se pela chamada propagação vegetativa, onde os brotos das novas plantas surgem a partir da planta-mãe. No caso das bananas, eles aparecem do chamado rizoma (um caule subterrâneo), estrutura na base da bananeira de onde saem as raízes. Decerto, a grande vantagem é que a muda atinge a fase adulta em muito menos tempo que as frutas que começam a crescer a partir de uma semente. Contudo, a maior desvantagem é que todas as bananeiras serão idênticas à planta-mãe. Se a planta que deu origem aos brotos tiver doenças, as descendentes também terão.

Leia também: Comer banana a noite faz mal? Descubra de uma vez por todas se isso é mesmo verdade

Banana tem semente? Como são as sementes das bananas?
A ‘Musa balbisiana’ é uma espécie primitiva de banana que não adquiriu a capacidade de reproduzir sem fecundação! SHOW, não é? Foto: Reprodução/damninteresting

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.