Plantas e fungos

Se aqueles pontinhos pretos das bananas não são sementes, então bananas não têm sementes?

Banana tem semente? Como são as sementes das bananas?

Se aqueles pontinhos pretos das bananas não são sementes, então bananas não têm sementes?
5 (100%) 1 vote

Me disseram que aqueles pequenos pontinhos nas bananas não são sementes. Se isso for verdade, banana tem semente? Então como funciona? Como são as sementes? (Margarida e Júlia)

Veja bem Margarida e Júlia, muitas pessoas pensam que aqueles pontinhos pretos no meio da fruta, são as sementes. Não é verdade! As bananas compradas no supermercado, que consumimos normalmente, não possuem sementes. Portanto, aqueles pontinhos pretos são apenas óvulos não-fecundados da flor da bananeira. A saber,  banana é um fruto partenocárpico, tal como o abacaxi, os frutos se formam sem fecundação. É por isso que não possui sementes.

As bananas com sementes só ocorrem nas espécies selvagens, que no Brasil podem aparecer em regiões litorâneas de Mata Atlântica. A espécie Musa balbisiana, vendida no mercado indonésio contém, excepcionalmente, sementes, e é considerada uma das espécies ancestrais das atuais variedades híbridas geralmente consumidas.




Leia também: Uma árvore considerada extinta foi encontrada no quintal da Rainha Elizabeth II

Banana tem semente? Como são as sementes das bananas?

As bananas com sementes só ocorrem nas espécies selvagens. Foto: Reprodução/leptosolena

As bananas tradicionais, entretanto, reproduzem-se pela chamada propagação vegetativa, onde os brotos das novas plantas surgem a partir da planta-mãe. No caso das bananas, eles aparecem do chamado rizoma (um caule subterrâneo), estrutura na base da bananeira de onde saem as raízes. Decerto, a grande vantagem é que a muda atinge a fase adulta em muito menos tempo que as frutas que começam a crescer a partir de uma semente. Contudo, a maior desvantagem é que todas as bananeiras serão idênticas à planta-mãe. Se a planta que deu origem aos brotos tiver doenças, as descendentes também terão.



Leia também: Comer banana a noite faz mal? Descubra de uma vez por todas se isso é mesmo verdade

Banana tem semente? Como são as sementes das bananas?

A ‘Musa balbisiana’ é uma espécie primitiva de banana que não adquiriu a capacidade de reproduzir sem fecundação! SHOW, não é? Foto: Reprodução/damninteresting

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


19 comentários

19 Comments

  1. 🙂 Achei muito interesante, sempre me disseram que Bananeira era quem um fio, a primeira é que “forma” as novas bananeiras, mas nunca me explicaram o que era os pontinhos pretos e ainda bem que elas evoluiram, a aparencia da segunda não parece muito digesta aos olhos. :p Mas como a natureza é perfeita é legal nós a apreciarmos.

  2. Kzin

    em

    Aqui tem bananeiras desde que eu me lembro (tenho qse 21 anos) e elas se reproduzem pelo caule como vc mesma disse mas nos morros aqui tambem tem e é da mesma forma! nunca vi semente nas daqui o.o” (rio de janeiro – Próximo a uma mata enooorme 😀 resquicios de mata atlantica)

  3. Kzin, elas são muito raras. Essas que vc vê nos morros provavelmente foram plantadas por alguem a muito tempo. As bananas primitivas são nativas! É muito raro. Eu mesma nunca vi. Só por foto!

  4. Caio Maia

    em

    Lendo essa matéria fiquei com uma duvida: :straight:
    A semente é muito importante para a dispersão e distribuição da população das arvores, então qual seria o melhor modo de reprodução? A propagação vegetativa ou a das sementes?

    Obs: Me perdoe por qualquer besteira que eu falei… 😀

  5. Caio, cada organismo tem sua forma de reprodução que é a melhor para seu tipo. As sabambaias e os musgos são considerados vegetais primitvos e mesmo assim, continuam no planeta até hoje fazendo o maior sucesso. As plantas com flores e sementes são consideradas as mais “evoluídas”, porém…. quem pode garantir??????

  6. fatima Aparecida Araujo Sussai

    em

    tenha estas sementes aqui em casa, meu irmão ganhou e agora vamos planta-la, gostaria de saber se o fruto é doce tambem, s
    e ela tem propriedades medicinais,
    gostaria

  7. Renan

    em

    Fátima, deu certo plantar as sementes?

    Eu estou procurando algum lugar que venda uma banana desse tipo. Vc sabe de algum lugar próximo a São Paulo que venda?

  8. César

    em

    Queria daber se essas bananas com sementes tem alguma utilidade pois encontrei algumas no meu quintal aqui em São Paulo.

    • César – Eu não sei te infomrar se existe alguma utilidade para as sementes da banana. São bananeiras primitivas… Não sei se existe algum interesse pelas sementes.

    • Daniela

      em

      demorou mas a resposta chegou !! Eu estou estudando estes tipos de banana aqui no Vietnam Cesar. Nao sei se vai ter muita utilidade pra vc neh..mas…
      As folhas dessa bananeiras sao utilizadas para cozinhar pratos tipicos pq dao um sabor especial e sao maleaveis…. a flor dela eh cortada bem fininha e usada em saladas, as sementes sao preparadas com alcool, mas nao sei como eh o procedimento, e se extrai um medicamento para pedra nos rins e dor nas costas. e o “tronco” eh picado para servir de alimento aos porcos, pq ele eh docinho, e algumas familias picam o “tronco” e comem na falta de alimento…mas q ter banan com semente no jardim eh massa eh massa..
      🙂 Dani

  9. Romero

    em

    De novo um tombo nos criacionistas que usam a banana como exemplo de design inteligente,as bananas primitivas tinham semente!! 😉

  10. Fabiano

    em

    A banana que temos hoje foi desenvolvida pelo homem ou é apenas uma outra espécie de banana?

  11. saulo vieira

    em

    As espécies banana-flor e banana-ouro, existentes na Serra do Mar, são nativas do Brasil. Não vieram da África ou da Ásia. Por que ? Elas têm sementes e germinam. E crescem.

  12. Tania Mara Nogueira Villela

    em

    Eu moro na Ilha Porchat-São Vicente e o meu amigoo ao colher cachos de banana começamos a encontrar as sementes, são pretinhas mais ou menos do tamanho de uma semente de laranja pequena.
    Eu quero saber se posso plantar, e como faço para plantar essas sementes, já tenho umas 20 sementes comigo, sem contar as que engoli porque não sabia. É banana prata mas o sabor é muito melhor.
    Eu tenho até foto dos cachos, das bananeiras, da semente dentro da banana e depois que retirei, fiquei encantada com isso.

    Se puderem me dar umas dicas de como devo proceder para plantar essas sementes eu vou ficar muito contente.

    Se vocês quiserem fotos, informações, tudo o que a gente já conseguiu como leigo eu mando , posso mandar até semente..

    • ROBERTO

      em

      Li o que escreveu, pois eu estava procurando saber se há como plantar BANANEIRAS através de suas pequeninas sementes ! Sabendo pelo que lí no que você escreveu gostaria de solicitar uma ou duas sementes, se é que você pode !
      Caso prefira ( se for possível, claro) envio meu endereço e/ou me diga algum endereço próximo à ilha que passo por lá e retiro.

  13. leticcia g d s elias

    em

    onde fica mesmo a semente da banana . eu estou fazendo uma pesquisa na escola sobre as bananas eu queria a resposta

  14. Victor

    em

    ?nteressante foi perceber que acabando a epoca dos abaxis aqui no interior onde eu moro, as frutas começaram a vir com sementes. Como nunca tinha visto fui olhar na net e li a resposta de que “abacaxi nao tem sementes” dadas pelos “doutores das universidades e ate da revista superinteressante. Fato eh que abacaxis polinizados S?M tem sementes e sabor maravilhoso, descobri com meu vizinho produtor e doutor da vida. Da mesma forma bananas tem semente e nao so a ouro mas tambem a marmelo(ou sapo no norte) a sao tome (banana rosa), a maça e a prata, so nunca vi na caturra(nanica).

  15. Nayla

    em

    Nossa Que legal

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo