Alimentação

O que comer quando está com diarreia? Especialistas dão dicas de alimentos

Acabar com diarreia: o que comer quando está com diarreia

Consideramos diarreia idas constantes ao banheiro, incômodo na região abdominal e fezes de consistência líquida. As causas podem ser inúmeras, mas, segundo os médicos, a diarreia ataca, principalmente, pessoas com intolerância alimentar ou ingestão de comida estragada. Então, como acabar com diarreia? O que comer quando está com diarreia?

Essa disfunção no trato intestinal pode levar a desidratação do organismo. Desta forma, a perda de água nas fezes é o principal problema da diarreia. A nutricionista Tatiana Zanin explica que a primeira atitude é beber o máximo de líquido, sobretudo água. Mas há maneiras de reverter a condição, simplesmente com alimentação correta.

Os médicos do hospital Sírio Libanês de São Paulo, divulgaram um livreto sobre cuidados com Diarreia. Nele, há uma lista de alimentos bons e ruins para essas condições.




Beber líquidos

Frisamos mais uma vez que repor o líquido perdido nas fezes líquidas é prioridade. Além da água fresca, é importante abusar de caldos, sucos com poderes antiespasmódicos. Outra dica interessante é beber água de coco e bebidas isotônicas, como Garotade. É provável que o soro caseiro seja umas das melhores opções para repor a hidratação. Evite: refrigerantes, leite e todos os seus derivados, vinho, cerveja, café,



Chás sem poder laxante

De acordo com um levantamento de plantas medicinais brasileiras [1], chás de todo tipo ajudam na hidratação. No entanto, recomenda-se algumas ervas com poder de alívio nos sintomas da diarreia. Os melhores chás, de acordo com o estudo são: Erva-cidreira (alivia as cólicas pelo poder antiespasmódico); Hortelã com casca de goiabeira (esse chá inibe a transferência de água dos tecidos para o intestino); Cominho torrado (corrige desordens e espasmos gastrointestinais).

Frutas



As frutas mais recomendadas em caso de diarreia são: maçãs sem casca, caju, goiaba, banana-prata, pera sem casca, maracujá, limão, pêssego. A casca da maçã e da pera são ricas em fibras e isso solta o intestino, então, não coma! Evite: abacate, laranja, melancia, mamão, ameixa, abacaxi, uva. Todas essas frutas podem soltar o intestino e desacelerar a melhora.

Leia também: Dor de barriga e diarreia: médico mostra as principais causas e quando é uma urgência médica

Sucos

Os sucos mais indicados para regular as funções e segurar o conteúdo intestinal, são: limão, maçã cozida (descasque a maçã, cozinhe por 10 minutos e bata no liquidificador com água), caju, goiaba coado (não ingira as sementes). Evite: refrigerantes, sucos industrializados e suco de manga, pêssego, laranja com mamão e abacaxi.

Carnes

Muita gente diz que não se pode comer carne quando o intestino está mal. No entanto, não há problema em comer um peito de frango (cozido em água e sal ou grelhado) ou peixe sem pele, preparado da mesma forma. Evite: presunto, peito de peru, linguiça, salsicha, carne vermelha e carne de porco.

Outros alimentos

A dica dos médicos é preparar gelatinas, sagu e purê de frutas (maçã, pera, banana-maçã, goiaba). Mas evite: Doces com goiabada, marmelada, doce de leite, frutas em calda, bolos e chocolates.

DV artigo: [1]

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo