Sua saúde

Urina escura (alaranjada, marrom, vermelha): Médicos explicam o que pode ser

Urina escura (alaranjada, marrom, vermelha): Médico diz o que pode ser

Urina escura (alaranjada, marrom, vermelha): Médicos explicam o que pode ser
Esse texto foi útil para você?

Sabe aquele momento que você passa o dia inteiro e não bebe uma gota de água e quando vai ao banheiro no final do dia o seu xixi está muito escuro? Pois bem, isso é um sinal de que você não ingeriu água suficiente naquele dia e é uma das principais causas da urina escura. As cores podem variar – alaranjada, marrom, vermelha – e algumas vezes pode indicar doenças graves, por isso é importante saber o que pode ser.

Além disso, de acordo com o clínico geral, Dr. Arthur Frazão, muitos outros fatores podem deixar a urina escura, como certos alimentos, como cenoura, beterraba, abóbora, alimentos com corantes artificiais, alguns medicamentos como antibióticos deixam a urina não somente escura como apresentam algum odor específico, também devido a certos tipos de infecções e doenças do fígado.

O médico diz que a cor, predominantemente, normal da urina é amarelo claro ou quase incolor. Uma urina de cor forte ou escura é sinal de que algo está diferente e que por isso deve ser verificado. Na maioria dos casos, a cor escura, como o amarelo bem escuro ou alaranjado, é sinal da baixa ingestão de água e alimentos ricos em betacaroteno. Ou seja, a desidratação é uma causa bastante comum, porém se essa cor permanece por muito tempo, pode ser sinal de problemas hepáticos, portanto deve ser procurado um médico para avaliar o caso.




Leia também: Urinα com espuma: médico explica as causas e o que fazer urinα espumosa

A médica Cibele Rodrigues, doutora em Nefrologia e diretora do departamento de hipertensão da SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia), afirma que a cor da urina pode revelar doenças renais ou do fígado e por isso devemos ficar atentos. Ela informa que além da falta de água no organismo, o amarelo forte da urina pode ser sinal de infecções. Assim, onde há presença de muitos leucócitos que deixam a urina mais forte e com mau cheiro devido à presença de bactérias.

Perda de sangue pela urina



O sangue também pode alterar a cor da urina e deixá-la mais escura, um laranja forte e até vermelha. É um sinal de infecção urinária, pedra nos rins ou problemas renais. Além disso, alguns alimentos também podem deixar avermelhada, como a beterraba e corante vermelho. Além disso, uma urina azulada pode ser devido ao uso de contraste em exames de imagens, e mais, corantes artificiais como o azul de metileno também afetam a cor da urina.

Quando é grave: cor amarronzada

Porém, uma urina escura puxada para o marrom é muito grave, pois indica desidratação severa ou problemas no fígado, como hepatite ou cirrose, além disso, medicamentos como Metildopa ou Argirol também deixam a urina escura. Em todos os casos, o médico deve ser consultado para que sejam realizados exames específicos e um diagnóstico preciso.



TS / MR / MV

 

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo