Impingem na pele: O que é? Como identificar? Como acabar? Melhores pomadas e remédios caseiros

7321
micose de pele impingem tinea

O que impingem? A impingem é, na verdade, uma micose de pele, conhecida também como tinea corporis. Ou seja, uma infecção causada por um grupo de fungos chamados de Dermatófitos. Pode ser transmitida pela roupa ou pelo compartilhamento de objetos contaminados por estruturas infectantes destes fungos. Dessa forma, a doença provoca manchas avermelhadas na pele e a coceira incomoda muito. Então, como identificar? Quais os sintomas? Como acabar com ele? Quais a melhor pomada? Há remédio caseiro eficiente?

Como saber se tenho impingem?

Após a infecção, entre 4 a 10 dias, seu corpo começará a exibir os sintomas. Geralmente, é possível observar o surgimento de erupções de formato circular com bordas ligeiramente elevadas e ásperas, com o centro de aspecto saudável (pele normal). O grande problema é a coceira. Essa micose de pele coça bastante e coçar pode espalhar estruturas infectantes do fungo (artrósporos) por toda a pele e piorar a infecção. Então, se você acha que tem impingem, evite seriamente coçar a pele.

Como peguei tinea?

Alguns hábitos facilitam a infecção. Assim, a impingem surge mais frequente em três situações: quando a pele fica molhada por muito tempo, ou higiene inadequada ou quando se toma banho e não se seca corretamente. O fungo é oportunista e adora pele úmida, assim, estar sempre sequinho é importantíssimo. Além disso, também se pode pegar impingem ao entrar em contato com objetos ou superfícies que pertençam a uma pessoa ou animal infectado.

Quais as melhores pomadas?

A tinea é, geralmente, tratada com pomadas de uso tópico. De acordo com a dermatologista, essa micose de pele deve ser avaliada por um médico e ele saberá indicar qual desses cremes será mais eficiente em suas manchas. Normalmente, o médico indicará a melhor maneira de usar a pomada. Mas, normalmente, indica-se a aplicação sobre todas as lesões 1 a 2 vezes ao dia, por até 4 semanas.

Mesmo com o desaparecimento das lesões em 1 ou 2 semanas, é preciso continuar até completar as 4 semanas. Tratar fungos na pele não é fácil, e muitas vezes, ele volta quando o tratamento não é seguido corretamente.

Existem remédios caseiros?

Todo especialista insiste que a impingem precisa de um acompanhamento médico. Assim, não é recomendado usar, nem mesmo tratamentos caseiros para tal. No entanto, muitos pacientes podem se livrar do problema usando apenas remédios caseiros. O mais eficiente é à base de alho, recomendado até mesmo por dermatologistas. Assim, a “água do alho” tem propriedade antifúngicas e anti-inflamatórias que podem exterminar as manchas e o fungo.

No livro Medicina Alternativa de A a Z, um best seller, o autor dá outra receita: Amassar 3 dentes de alho e deixá-los de molho durante 6 horas. Lavar as feridas com a água de alho várias vezes ao dia. E recomendável aplicar primeiramente numa pequena região e observar se surge alguma reação alérgica.

Livro: Medicina Alternativa de A a Z, Spethmann C. /  TS