Sua saúde

Alergia a Dipirona: saiba os sintomas e quais remédios você não pode tomar, de acordo com os médicos

Alergia a Dipirona: Veja os sintomas e quais remédios não pode tomar

Ter alergia a algum medicamento não é nada raro. Certamente, muitas pessoas são alérgicas a diversos anestésicos e antibióticos. A dipirona (Matamizol), mais conhecida como Novalgina, pode causar fortes reações alérgicas. Vez ou outra, surgem pessoas relatando a alergia a Dipirona. Por isso, é importante saber os sintomas durante uma reação e quais medicamentos para dor o alérgico não pode tomar.

A dipirona é um dos analgésicos e antitérmicos mais utilizados no Brasil. No entanto, o que muita gente não sabe, é que desde 2001 grandes países da Europa, como França, Espanha e Alemanha e até mesmo os Estados Unidos proibiram o uso deste medicamento. Mas, no Brasil ainda é utilizado livremente depois que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não viu os riscos do seu uso. Desde já, deixamos claro que o seu interrompimento nada tem a ver com reações alérgicas e sim, pelo risco potencial de causarem agranulocitose irreversível.




A reação alérgica

Um estudo publicado no Colombian Journal of Anesthesiology, a segurança da Dipirona quanto a reações alérgicas fatais é muito discutida. O mesmo estudo relatou que mesmo pessoas sem antecedentes podem do nada ter uma reação alérgica. Segundo os pesquisadores, a incidência de reações alérgicas é de 1 em 5000 aplicações. As reações podem acontecer imediatamente ou vir horas depois.

O que sente? Segundo o estudo, na reação tardia ou imediata a pessoa sente taquicardia, eritema, urticária, coceira em todo corpo ou em partes específicas. Ao mesmo tempo, é muito comum que durante uma crise alérgica, o paciente tenha sensação de morte iminente. Ou seja, ele acha que está morrendo. A evolução pode comprometer o sistema respiratório provocando tosse e inchaço da boca, língua e garganta. Desta forma, nesta fase é importante que o paciente já esteja sendo atendido por um médico, pois pode ser fatal.

Leia também: Alεrgia a penicilina: veja quais antibióticos você pode e quais não pοde tomar



Quais medicamentos não usar?

De acordo com a Dra. Veronica Veiga, alergista, os pacientes que apresentam reação alérgica à dipirona podem fazer reação alérgica a um grupo de medicamentos da classe anti-inflamatórios não hormonais (AINH). “O Tandrilax, por exemplo, contém diclofenaco que pertence a este grupo da dipirona e, portanto, deve ser evitado”, disse a médica.

O Dr. Isaac Aisenberg, alergista de Florianópolis, apesar de o Paracetamol ter uma estrutura diferente da dipirona, geralmente quem tem alergia a Dipirona, também tem alergia cruzada ao paracetamol. Do mesmo modo, a também alergista, Dra. Natália Rocha do Rio de Janeiro completa dizendo que pacientes alérgicos a Dipirona podem apresentar reação a outros antiinflamatórios não esteroidais (AINEs). Então isso também inclui o ácido acetilsalicílico, ibuprofeno e naproxeno.

Logo, ao descobrir, ou desconfiar que tem alergia a Dipirona, é indispensável buscar ajuda de um alergista. Isso porque, há um teste cruzado que precisa ser feito para definir quais medicamentos você pode usar em caso de febre e dor.



Fica proibido para você

Deixamos aqui, uma pequena lista de medicamentos que contém dipirona e que vão te fazer mal se você for alérgico: Anador, Cafilisador, Dorflex, Novalgina, Sedalex, Flexdor, Nofebrin.

O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais. O conteúdo deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.

Doctoralia / cemedmg Artigo: Jorge Alba et al

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo