Sua saúde

Urina com espuma: médico explica o que pode ser e o que fazer urina espumosa

Urina com espuma: médico explica o que pode ser espuma no xixi e o que fazer

Urina com espuma: médico explica o que pode ser e o que fazer urina espumosa
4.3 (85%) 4 votes

Os aspectos da urina, assim como das fezes e do catarro, podem indicar problemas de saúde. Aliás, a urina com espuma é um dos indícios de que algo pode estar errado. Mas nem sempre é algo sério. De qualquer forma, saber o que pode ser espuma no xixi e o que fazer é importante.

De acordo com Dr. Arthur Frazão Clínico geral e colunista do site Tua Saúde, explicou que urina espumosa pode ser apenas por acumular muita urina na bexiga e na hora do urinar o jato sai muito forte. Juntamente como os produtos de limpeza que são colocados no vaso sanitário que reagem com a urina e formam a espuma. Este é, na verdade, o fato mais comum de perceber urina com espuma. No entanto, o médico explica que há outros motivos para este sintoma.




Desidratação

Muitas pessoas que bebem pouca água ou que praticam exercícios físicos podem ficar desidratadas e, o resultado é que a urina fica mais concentrada e com espuma. Assim, uma urina espumosa causada por desidratação não é problema de saúde. Para resolver o problema é só passar a beber pelo menos 1,5 litros de água todos os dias. Caso a urina com espuma é preciso investigar outras possibilidades.

Proteínas na urina



Dr. Arthur explicou que uma das principais causas da urina espumosa é a presença de proteínas na urina. Os níveis de proteína na urina são regulados pelos glomérulos dos rins. Então, quando há problemas nos glomérulos, como infecções ou lesões as proteínas acabam sendo excretadas na urina. O excesso de proteínas na urina pode ocorrer após a ingestão excessiva de proteínas ou de suplementos proteicos. A presença de proteínas na urina pode ser detectada através do exame de urina e somente um médico poderá fazer o tratamento adequado.

Esperma na urina

No caso dos homens é comum que a presença de esperma leve o homem a expelir uma urina com espuma. Depois do contato íntimo, pequenas quantidades de sêmen podem ficar na uretra e chegar até à bexiga, causando urina espumosa. Esta condição precisa ser avaliada e tratada pelo urologista.



Infecção urinária

Urina com espuma é um dos sintomas de infecção do trato urinário e, geralmente, é acompanhada por uma sensação de queimação ao urinar. Uma infecção urinária pode provocar urina espumosa quando as bactérias invadem a bexiga. A infecção urinária pode ser detectada pelo exame de urina e somente o médico poderá prescrever antibióticos para tratar a infecção.

saude / tuasaude

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo