Homem

Homens perguntam: Fazer sexo com mulher menstruada faz mal?

Sexo e menstruação: Fazer sexo com mulher menstruada faz mal

Homens perguntam: Fazer sexo com mulher menstruada faz mal?
4.5 (90%) 2 votes

Embora estejamos em pleno século 21, em uma era tecnológica onde as informações chegam instantaneamente para as pessoas pela internet, muita gente – homens e mulheres – ainda tratam a menstruação como um tabu. Não pode isso, não pode aquilo. Aliás até hoje, muitas mulheres evitam lavar os cabelos durante a menstruação, um costume da era Medieval. Então, quando se diz respeito a fazer sexo com mulher menstruada, há um monte de crenças que não fazem sentido e outras que podem ser verdade. Os homens querem saber se faz mal, se transmite doenças e outras coisas.

Faz mal?




De acordo com a Ginecologista e Obstetra Dra. Thalia Maia, transar com uma mulher menstruada não faz mal. Nem para a mulher, nem para o homem. No entanto, há sim algumas considerações a serem feitas. De acordo com a médica, é importante ter alguns cuidados para evitar a transmissão de doenças infecciosas.

Acontece que quando o homem faz sexo com uma mulher menstruada, ele entra em contato direto com o sangue menstrual. Sabemos que a transmissão de muitas doenças ocorre pelas secreções biológicas, incluindo o sangue. Assim, a médica diz que o uso de camisinha é indispensável para uma prática sexual segura.

Dr. Paulo César Giraldo, ginecologista da Unicamp e presidente da Comissão de doenças infectocontagiosas, explicou ao site Delas que durante a menstruação, há um aumento na umidade na região da vagina, além de desequilíbrio do pH do tecido vaginal e aumento da descamação da área íntima. Isso torna o ambiente propício à proliferação de vírus, bactérias e fungos. Em contato com uma genitália tão vulnerável, há mais riscos de também se contaminar com tais micro-organismos.

Enfim, a resposta é: tanto o homem como a mulher ficam mais vulneráveis aos organismos patológicos. Ou seja, o sexo durante a menstruação facilita muito a contaminação por fungos, bactérias e vírus. Mas, com preservativo, não há problema algum.



Então não há vantagens?

Há vantagens, sim. Fazer sexo com mulher menstruada poderá ser extremamente prazeroso, principalmente para aquelas mulheres que têm dificuldade de lubrificação e as que têm libido baixa.

Nas mulheres com redução da lubrificação, o sangue pode funcionar como um lubrificante natural, permitindo a penetração com menos dor. Mas, pode haver um aumento no fluxo menstrual. Dra. Thalia explicou que o estímulo sexual, com ou sem orgasmo, leva a contrações uterinas. Essas contrações expulsam a quantidade de sangue que estava na cavidade uterina e que sairiam depois de forma não contínua.



Delas / thaliamaia

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo