Dor no calcanhar: especialistas explicam as causas mais comuns e como tratar

11284
Dor no calcanhar: Especialistas explicam o que pode ser e como tratar

A dor no calcanhar incomoda bastante, pois atrapalha as atividades diárias que exigem caminhar ou ficar de pé. Muitas pessoas reclamam de dores no pé, mais especificamente dor no calcanhar, local que recebe bastante impacto do corpo humano em sua locomoção. Muitas vezes ao acordar não conseguimos nem colocar o pé no chão de tanta dor no calcanhar, na maioria das vezes, essas dores são causadas apenas pelo esforço excessivo do pé ou uso de salto alto que pode ser resolvido facilmente com o repouso, porém algumas pessoas apresentam certas patologias que devem ser observadas com atenção. Mas, o que pode ser? Como tratar esse problema?

De acordo com os especialistas do site Ortopedia BR, o maior portal de Ortopedia do Brasil, existem muitas causas de dor no pé e cerca de 20% da população sofre com algum tipo de problema que provém de várias causas, como: problemas ósseos, problemas nos músculos, ligamentos, tendões, problemas nervosos, problemas de pele, síndromes no pé, entre outras.

Doenças que causam dor no calcanhar

Fascite plantar

Além de alterações no formato do pé ou na forma de caminhar que provocam um mau apoio do pé no chão e com isso causando dores na região do calcanhar, algumas pessoas podem apresentar a Fascite plantar. De acordo com a Fisioterapeuta Marcelle Pinheiro, colunista do site Tua Saúde, a Fascite plantar é a inflamação do tecido que reveste toda a planta do pé, geralmente causado por traumas repetitivos ou lesões na fáscia plantar, tendo como principal causa excesso de peso, períodos longo de pé e excesso de atividade física.

A principal queixa de fascite plantar é no calcanhar, na parte de baixo. Mas, algumas pessoas experimentam dor na área inferior do meio do pé. Isso, de certo, se desenvolve gradualmente ao longo do tempo. Geralmente afeta apenas um pé, mas pode afetar os dois pés. Algumas pessoas descrevem a dor  no calcanhar como constante e monótona. Ao mesmo tempo, outras experimentam uma dor aguda. Há quem sinta queimação no pé ou dor na parte inferior que se estende para fora do calcanhar. O tratamento pode ser realizado com a ajuda de alongamentos, exercícios de fortalecimento, massagens, utilização de alguns anti-inflamatórios, entre outros.

Entorses e distensões musculares

Entorses e distensões são lesões no corpo, geralmente resultantes de atividade física. Essas lesões são comuns e podem variar de pequenas a graves, dependendo do incidente. Uma entorse ocorre quando um ou mais dos seus ligamentos tenham sido esticados, torcidos ou rasgados, geralmente como resultado de força excessiva, sendo aplicada a uma articulação. Ao mesmo tempo, as distensões acontecem quando há um rompimento parcial ou completo de fibras ou feixes musculares. Este, decerto é o resultado de um esforço extremo realizado pela musculatura em volta do calcanhar.

Bursite

De acordo com o Dr. William A. Morrison [1], cirurgião ortopédico da University of Mississippi, as bursas são sacos cheios de líquido encontrados sobre suas articulações. Eles cercam as áreas onde tendões, pele e tecidos musculares encontram ossos. Tem função de amortecimento e, ao mesmo tempo, ajuda no deslizamento dos tecidos e sua nutrição. Esse problema pode atingir várias partes do corpo, causando dor no ombro, dor no joelho entre outros. A bursite é, a saber, uma inflamação causada pelo uso excessivo repetido ou por lesão do calcanhar. SintomasDor nas articulações e sensibilidade ao pressionar a região ao redor da articulação e rigidez e dor ao mover a articulação afetada.

Esporão do calcâneo

Outra causa recorrente da dor no calcanhar é dada pelo esporão do calcâneo, uma pequena projeção fibrosa que se forma no osso do calcanhar e acaba fazendo uma pressão e sobrecarga intensa sobre a planta do pé, pode ser tratado com a utilização de gelo na região, alguns medicamentos e muito raramente uma cirurgia no pé.

Tendinite de Aquiles

Tendinite de Aquiles ocorre quando o tendão que liga os músculos da panturrilha ao calcanhar se torna doloroso ou inflamado devido a lesões por sobrecarga. Ou seja, é uma inflamação do grande tendão que conecta o músculo da panturrilha ao calcanhar. Ao mesmo tempo,  pode causar muita dor no calcanhar. Assim, o principal sintoma da tendinite de Aquiles é dor e inchaço na parte de trás do calcanhar quando você anda ou corre. Outros sintomas incluem:

  • desconforto ou inchaço na parte de trás do seu calcanhar
  • dor nos músculos da panturrilha
  • amplitude limitada de movimento ao flexionar o pé
  • pele em seu calcanhar muito quente ao toque

Fratura de estresse

Outra causa de dor no calcanhar, porém menos frequente, é a fratura de estresse do osso calcâneo, uma patologia não frequente na população geral, mas que pode ocorrer em atletas que praticam a atletismo. Além disso, várias outras patologias podem afetar o seu pé e com diversas causas, por isso é muito importante procurar um especialista médico para um diagnóstico preciso e ter um tratamento adequado e eficaz.

Opinião médica: Dr. William A. Morrison [1]