Depois de quantos dias tomando anticoncepcional posso ter relação sem risco de engravidar?

Depois de quantos dias tomando anticoncepcional posso fazer sexo?

Muitas mulheres acreditam que assim que iniciam uma cartela de anticoncepcional, já estão “liberadas” para terem relação sem risco de gravidez. Aliás é assim que muitas delas engravidam. A pílula anticoncepcional não funciona assim. É preciso saber depois de quantos dias tomando anticoncepcional a mulher pode fazer sexo sem risco de engravidar.

Existem 3 regras sobre a pílula que muitas mulheres desconhecem:

  • A primeira cartela deve ser começada no primeiro dia da menstruação
  • A pílula deve ser tomada todos os dias no mesmo horário
  • Relações desprotegidas só podem acontecer após o décimo dia do início da primeira cartela.

Iniciar a cartela no 1° dia da menstruação é muito importante para o organismo se adaptar mais facilmente. Assim, a mulher estará mais rapidamente protegida. Se a mulher iniciar entre o 2° e o 5° dia da menstruação tem mais chances de engravidar e então terá que ter relações protegida até pelo menos o 15°  dia após a primeira pílula. De acordo com o médico Dr. Charles Schwambach, o casal precisa usar camisinha se não começou a tomar a primeira cartela no primeiro dia da menstruação.

A importância de manter o mesmo horário para tomar a pílula foi explicada pela Dra. Bárbara Murayama, Ginecologista e Coordenadora da Clínica da Mulher do Hospital 9 de Julho, de São Paulo. Ela disse que é necessário ter disciplina para que a eficácia seja a máxima possível. Isso porque, os hormônios interferem em ações cíclicas do nosso corpo. Quando não mantemos um padrão, o corpo pode não entender bem qual resposta precisa dar e podem acontecer falhas.

No caso da pílula anticoncepcional, o uso é diário, então, a cada 24 horas, é preciso tomar a próxima para manter o nível hormonal e ter os efeitos esperados. Cada pílula tem um prazo de tolerância que pode variar de seis a 12 horas de atraso da tomada, sem que a medicação perca a ação. Essas informações são contidas na bula e devem ser informadas pelo médico que prescrever a medicação.

Sexo só 10 dias depois

Iniciar a atividade sexual somente 10 dias após o início da primeira cartela dará uma margem de segurança fortíssima. Ou seja, é quase impossível engravidar se as duas regras anteriores forem também respeitadas. Passados 10 dias, o organismo já terá de adaptado a carga hormonal e estará respondendo a ela.

No entanto, segundo o ginecologista e obstetra Dr. Wang Wen Hung, essa primeira cartela é super importante para o bom funcionamento das outras. A partir dela, se usar corretamente, o anticoncepcional deve inibir a ovulação em todas as cartelas. Ou seja, desde que você tome corretamente toda a primeira cartela ela irá evitar a gravidez desde o primeiro comprimido em todas as outras. Ter relações é livre a qualquer dia em todas as cartelas seguintes.

procuromaissaude / responde.med.