Pelo encravado na virilha, na barba, na axila. Dermatologistas ensinam o que fazer

Pelo encravado na virilha, na barba, na axila. Dermatologistas dizem o que fazer

Pelo encravado na virilha ou em outras partes é um incômodo grande para algumas pessoas. O pelo encravado, também conhecido como pseudofoliculite, é o resultado de um pelo que deveria ter crescido como os outros, mas, por alguma razão se curvou e penetrou novamente na pele. O resultado disso é dor, inflamação e até pus. Os pelos encravados podem ocorrer em diversas partes do corpo, sendo mais comuns na virilha, na barba e na axila. Sempre é bom saber o que fazer para retirar o pelo sem maiores danos e sem deixar cicatrizes.

O pelo encravado é uma condição que ocorre com mais frequência em pessoas negras. Os negros possuem pelos naturalmente mais enrolados e grossos e, por isso, eles teimam em penetrar na pele. Outro grupo que reclama bastante do pelo encravado são pessoas que fazem depilação com cera. Neste último caso, as mulheres sofrem com pelos teimosos na axila e na virilha. Já os homens, alegam que não há nada pior que um pelo encravado na barba. Normalmente, não é necessário ir ao médico ou fazer exame de sangue por causa de pelo encravado na virilha ou qualquer outra parte do corpo. Resolve-se o problema em casa, numa boa!

Pelo encravado na virilha

Pelo encravado na parte íntima dói e pode causar manchas e escurecer a região. Isso porque quando há um pelo encravado na virilha e a mulher depila, vai causando lesões na pele, levando ao escurecimento.

O que fazer: a dermatologista Mayra Tosta Lima Clemente, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, disse, que se o pelo estiver visível, é possível puxa-lo com uma pinça esterilizada. Mas, se estiver muito no fundo, é melhor ir ao dermatologista para a retirada. Se o local estiver já formando pus, a orientação é usar compressa mornas com chá de camomila ou água morna ajudam a drenar o pus no caso de lesões semelhantes a furúnculos, que são inchadas, quentes e vermelhas.

Pelo encravado na axila

Quando o pelo encravado acontece na axila, é, possivelmente o local mais dolorido para o pelo entrar na pele. Assim como o pelo encravado na virilha, neste local, essa inflamação é causada no crescimento dos pelos após a depilação. As pessoas que usam lâmina para depilar costumam sofrer muito mais deste problema.

O que fazer: Da mesma forma que o pelo encravado na virilha, uma pinça esterilizada pode ajudar na retirada do pelo. Uma boa recomendação é fazer isso após um banho quente, pois os poros estarão abertos e a pele limpa facilitando a retirada do pelo. Se mesmo assim a retirada estiver difícil, antes do banho, faça uma esfoliação com açúcar cristal ou bicarbonato de sódio.  Caso tenha formado pus, faça a compressa quente, como sugerido pela dermatologista acima citada.

Pelo encravado na barba

Muitos homens reclamam dessa condição, já que, a maioria deles usam lâminas para tirar a barba toda semana. Um estudo publicado na Acta Medica de Portugal [1] afirma que a pseudofoliculite da barba tem uma prevalência que varia entre 45% a 80% nos homens de origem negra.

Segundo os autores  quando um pelo emerge do folículo e é cortado obliquamente pela lâmina, origina-se uma extremidade afiada. A sua curva natural faz com que ele reentre na pele, dando origem então a uma reação de corpo estranho que, clinicamente, se manifesta com pápulas, pústulas e máculas hiperpigmentadas e que, raramente, pode ter uma evolução para queloide. Assim, a área do corpo mais afetada é a região da barba, incluindo o pescoço, transformando o raspar da lâmina de barbear em um martírio diário.

O que fazer: O dermatologista Dr. Rodrigo Pirmez, da clínica Dr. André Braz, do Rio de Janeiro, disse ao site Homem No Espelho que muitos homens comentem um grande erro ao barbear. O problema é esticar a pele com a mão durante o barbear. Quando se solta a pele, o pelo barbeado fica mais curto e se recolhe para dentro. Ao tentar crescer, não consegue sair e encrava, segundo o especialista.

O médico sugere também a retirada com a pinça, com muito cuidado, sobretudo quando é o pelo encravado na virilha, que é sensível. Caso a pseudofoliculite esteja purulenta, ele acha melhor ser retirada por um especialista. Isso porque, a região da barba é duramente agredida por depilação, pelo menos duas vezes por semana. Retirar um pelo inflamado e infeccionado da pele do rosto pode deixar cicatrizes. [atualizado em fev/2019]

Artigo médico-científico: Acta Medica de Portugal [1]