Gengiva sangrando não é só problema nos dentes: especialistas explicam o que pode ser

10199
Gengiva sangrando: especialistas explicam o que pode ser

Gengiva sangrando assusta! Durante a escovação a espuma formada pelo creme dental, vem com manchas de sangue vivo. A primeira coisa que nos remete é que estamos com problema nos dentes. No entanto, a gengiva sangrando pode ser muito mais que isso. Assim, é preciso estar atento a este sintoma. Pode não ser nada grave, mas podem ser problemas periodontais sérios, ou problemas de saúde bastante graves. Abaixo listamos o que pode ser sangramento na gengiva.

Para se ter uma ideia, até mesmo a força praticada durante a escovação pode lesionar a gengiva e causar sangramentos. Isso não é grave, e para resolver o problema basta aplicar as regras básicas da escovação. No entanto, há problema bem mais sérios envolvendo nossos dentes.

Aliás é preciso estar bem atento a sangramentos gengivais, principalmente se eles forem espontâneos, ou seja, do nada começa a sangrar, mesmo sem estar escovando ou comendo algo. Muitas vezes o sangramento gengival possa significar uma deficiência em outras áreas do organismo, a carência de vitamina K, leucemia, diabetes, queda de resistência e desordem hemorrágica também podem ser outros possíveis diagnósticos. Veja os principais problemas de saúde que podem deixar nossa gengiva sangrando.

Problemas periodontais à vista

A primeira coisa a se fazer quando percebe um sangramento gengival recorrente, é procurar um dentista. Isso porque, na maioria das vezes, é um problema bucal. O mais provável, nestes casos, é que isso seja um sinal de inflamação na gengiva. No entanto, a pessoa pode estar na primeira fase, a gengivite, na qual só a gengiva ao redor dos dentes foi afetada. Mas também já ter progredido para a periodontite, que acomete os tecidos de suporte dos dentes. Aí a coisa pode ficar bem séria. Mesmo com um tratamento periodontal e um controle rigoroso por parte do paciente, esta perda de tecido não se regenera, causando algumas sequelas como a retração gengival e a diminuição dos tecidos de suporte do dente. O resultado disso, é perda dos dentes.

A causa destas doenças é a higiene inadequada dos dentes. Embora você possa estar pensando que isso não irá te acontecer, saiba que uma compilação de estudos científicos publicada na Revista Periodontia [1], revelou que no Brasil, a prevalência de gengivite é de 98% e que 65% das pessoas estudadas tinham algum problema periodontal. Assim, se sua gengiva está sangrando na escovação, você precisa ir ao dentista, receber a orientação necessária para evitar a perda dos dentes à longo prazo. Isso é um problema real!

Outras causas de gengiva sangrando

Leucemia

Sim, a leucemia tem como um dos sintomas o sangramento gengival recorrente. De acordo com o site OncoGuia, especializado em diversos tipos de câncer, a leucemia mieloide aguda está relacionada à diminuição da produção de células sanguíneas normais da medula óssea. Uma das características da doença é a baixa produção de plaquetas. Normalmente, essas plaquetas ajudam a parar qualquer sangramento no corpo. A falta de plaquetas no sangue, denominada trombocitopenia, é uma das consequências da leucemia e pode levar ao sangramento nas gengivas.

Falta de vitaminas

As pessoas que não têm quantidades suficientes de vitaminas C e K no organismo podem ter sangramento gengival mais facilmente. A vitamina K também é um nutriente que se relaciona diretamente com a coagulação normal do sangue, por isso sua falta pode fazer com que as mucosas sensíveis sangrem e a gengiva é uma das mucosas mais sensíveis do nosso corpo. A carência de vitamina C (ácido ascórbico) no organismo tem como um dos principais sintomas a inflamação e o sangramento gengival. Em alguns casos, a falta dessa vitamina pode deixar os dentes moles e levar à perda dos dentes.

Diabetes

Indivíduos com diabetes mal controlado apresentam sintomas como diminuição do fluxo salivar, queimação da língua ou boca. Nessas pessoas, decerto, o sangramento gengival frequente pode mascarar danos severos e irreversíveis às estruturas dos dentes. As manifestações clínicas mais comuns em pacientes diabéticos não controlados são o sangramento das gengivas e abcessos, que aparecem como gengivas inchadas e dor gengival. Por isso, é de suma importância estar sempre de olho nos sintomas da diabetes.

Quimioterapia

As pessoas que fazem uso de quimioterápicos para tratamento de câncer, sofre com diversos efeitos colaterais. Frequentemente pacientes reclamam de dor nas gengivas e inchaço nas gengivas, um dos efeitos indesejáveis do tratamento. Alguns, ao mesmo tempo, experimentam ter as gengivas sangrando. Por isso, a sugestão é que a quimioterapia seja aliada a mais visitas ao dentista para avaliação e alívio de tais efeitos da medicação.

Medicamentos

Alguns medicamentos podem “afinar o sangue” e causar sangramentos na gengiva. Um exemplo comum e que muita gente faz uso é a Aspirina (AAS, Melhoral, Toldex e outros). Esses, a saber, dificultam a formação de coágulos em nosso corpo. Esse fato pode provocar hemorragias, desde leves até severas na gengiva e em outras mucosas do corpo. Alguns antidepressivos (Fluoxetina, Paroxetina, Sertralina e outros) têm um leve efeito inibidor na função plaquetária. Dessa forma, podem aumentar a tendência hemorrágica. Ao mesmo tempo, esses medicamentos podem deixar as gengivas inchadas.

Artigo médico-científico: Revista Periodontia [1],