Vomitar sangue: Veja 7 motivos para ter esse problema

28433
vomitando sangue vomitar sangue

Vomitar sangue é um sintoma assustador para qualquer pessoa. Além disso, vomitar seja uma reação do organismo extremamente desconfortável, quando vem um pouco de sangue (ou muito) é bastante desesperador. No entanto, quando uma pessoa está vomitando sangue, nem sempre é algo grave.

O nome médico dado à presença de sangue no vômito é hematêmese. Assim, vomitar sangue consiste na a regurgitação do conteúdo do estômago misturado com sangue, ou a regurgitação do sangue apenas.

Assim sendo, vomitar sangue, significa que há um sangramento proveniente do estômago, da boca, da garganta, do esôfago ou da porção inicial do intestino delgado. Ao mesmo tempo, pode ser causado por condições mais graves, como lesões internas, sangramento de órgãos ou ruptura de órgãos.

Sempre é um sinal de alerta. Aliás, a presença de sangue no estômago, causa enjoo e leva naturalmente ao vômito.

Não se deixe enganar

Não se deixe enganar pela aparência do vômito. Muitas vezes os pacientes buscam ajuda médica porque observaram manchas vermelhas no vômito e aquilo se tratava apenas de casca de tomate ou caqui.

Algumas vezes as cascas desses frutos não são completamente digeridas e, pode acreditar, saem no vômito com aspecto bem parecido com manchas de sangue. Mas um vômito de sangue é escuro ou vermelho vivo misturado em todo conteúdo regurgitado.

Causas mais comuns de vomitar sangue

1. Varizes esofágicas

Quando há lesões graves no fígado, pode ocorrer um inchaço nas paredes da porção inferior do esôfago e, às vezes, do estômago. Esse inchaço pode causar um sangramento, mas, geralmente não causa dor. As varizes esofágicas são frequentemente causadas por doença hepática alcoólica ou lesões severas no fígado. Essa condição é considerada uma emergência médica. por isso, o cuidado urgente pode ser necessário. Neste caso, segundo Dra. Judith Marcin [5], além de vomitar sangue, a pessoa pode ter:

  • dor de estômago
  • tontura ou desmaio
  • fezes escuras ou pretas e, ao mesmo tempo, sangue nas fezes
  • e, por fim, choque (pressão arterial excessivamente baixa devido a perda de sangue)

2. Úlcera no estômago

Uma úlcera péptica é uma das causas mais prováveis de vômito com sangue. Você pode desconfiar disso, se sentir uma forte queimação no estômago e uma terrível dor abdominal. Essa hemorragia, a saber, ocorre quando a úlcera ou inflamação danifica uma artéria próxima da lesão. Conforme Dra. Judith Marcin [4], além, de vomitar sangue, podem ocorrer outros sintomas:

3. Ferimento na garganta ou esôfago

Às vezes um pequeno ferimento causado por uma espinha de peixe pode lesionar mais gravemente um vaso sanguíneo na garganta ou no esôfago e desencadeado um sangramento. Os médicos explicam então, que vomitar com muita intensidade ou durante muito tempo pode ferir pequenos vasos sanguíneos da garganta ou do esôfago e produzir estrias de sangue no vômito.

4. Gastrite

Gastrite é a inflamação, infecção ou erosão do revestimento do estômago. Assim, quem tem essa doença, sofre de uma fraqueza da barreira mucosa que protege a parede estomacal, permitindo que os sucos digestivos produzidos pelo estômago causem danos ao tecido que reveste o órgão. Isso, causa dor e muitas vezes um pequeno sangramento. De acordo com o Dr. Daniel Murrell [1], especialista em doenças infecciosas, durante uma crise de gastrite, a pessoa pode ter vômito com traços de sangue.

5. Esofagite

A esofagite é uma inflamação do esôfago e é o resultado da Doença do Refluxo Gastro-Esofágico (DRGE). A esofagite, a saber, já atinge um número expressivo de pacientes e se não tratada pode evoluir para doenças graves. Como o refluxo vem junto com o conteúdo gástrico do estômago, ele é extremamente ácido e pode ferir as paredes do esôfago, causando sangramento. De acordo com a Dra. Michele Cho-Dorado [3], além de vomitar sangue, os sintomas de esofagite, incluem:

  • dificuldade em engolir (disfagia)
  • dor quando você engole ( odinofagia )
  • dor de garganta
  • voz rouca
  • azia e refluxo gastroesofágico
  • dor no peito (piora depois de comer)
  • náuseas e vômito
  • diminuição de apetite
  • e, por fim, tosse constante

6. Sangramento nasal

Durante uma hemorragia nasal é muito comum que a pessoa engula sangue. Mesmo se o sangramento nasal for fraco. Uma vez no estômago, o sangue acaba causando ânsia de vômito, a pessoa percebe o sangue ou um vômito escuro.

7. Câncer no estômago

O câncer no estômago ou no esôfago podem causar sangramento. Mas, quando chega a esse ponto, a pessoa, geralmente, já teve o diagnóstico e já conhece a possibilidade deste sintoma.

Isso porque, o câncer de estômago é difícil de detectar e muitas vezes não é diagnosticado até que esteja mais avançado. De acordo com a Dra. Cristina Chun [2], imunologista e oncologista, os sintomas de câncer no estômago são:

  • náuseas e vômito frequente
  • azia a maior parte do dia
  • perda de apetite , por vezes acompanhada de perda súbita de peso
  • inchaço constante
  • sentir-se cheio depois de comer apenas uma pequena quantidade
  • fezes com sangue
  • icterícia (pele e olhos amarelados)
  • fadiga excessiva
  • e, por fim, dor de estômago depois de comer
vomitar sangue endoscopia de câncer no estomago
Endoscopia mostrando sangramento no estômago de uma pessoa com câncer gástrico.

Vomitar sangue na gravidez é normal?

Absolutamente! Vomitar sangue nunca vai ser considerado um sintoma normal e quando se fala de uma mulher grávida o problema pode ser ainda mais sério. De qualquer forma, vomitar sangue na gestação não é algo raro.

Muitas mulheres sofrem com enjoos persistentes durante a gravidez. Algumas vomitam o dia todo e por isso necessitam ser internadas para controle do sintoma. Quando isso acontece os médicos dizem que a grávida está com hiperêmese gravídica, que é o excesso de náuseas e vômitos na gravidez.

Muitas grávidas com esse problema costumam vomitar tanto que ocorre um rompimento em alguma região do esôfago levando a um sangramento. Apesar de não ser algo grave, isso não é normal e é necessário uma consulta médica para amenizar estes sintomas. Afinal, não pode ser considerado normal que as náuseas provoquem um sangramento esofágico, não é?

Vômito escuro também é sangue?

Um vômito negro ou cor de café deve ser considerado uma emergência médica. Isso porque, este pode ser um indicativo de hemorragia digestiva. Portanto, na maioria das vezes que o vômito tem cor de café ou é preto, constitui principalmente de sangue não digerido.

Normalmente o sangue preto surge associado a outros sintomas, como tontura, suor frio e fezes com sangue. A hemorragia digestiva, a saber, corresponde ao sangramento em algum lugar do sistema digestivo, podendo ser classificada em alta ou baixa de acordo com o órgão acometido. Vomitou preto e não ingeriu alimentos com corante, vá a emergência mais próxima.

Vomitar sangue depois de beber, é normal?

Podemos dizer que sim, pois, da mesma forma que uma gestante com vários episódios de vômitos e náuseas pode ter um rompimento da mucosa do esôfago, uma pessoa que está vomitando muito por ter bebido também pode.

Assim, não é incomum que uma pessoa que tenha ingerido álcool e vomitado bastante veja sangue ou traços de sangue no vômito. Contudo, acompanhe os motivos acima citados, pois, na verdade, várias dessas doenças podem ocorrer com uma pessoa que faz uso de bebidas alcoólicas em demasia.

 Vomitar sangue e defecar sangue, o que pode ser

Esse sintoma é considerado uma urgência médica, pois está relacionado a doenças graves. Vomitar sangue e defecar sangue ao mesmo tempo é um sintoma de câncer no estômago ou de úlcera no estômago, portanto, duas doenças graves.

Se este sintoma ocorre com você, considere uma emergência médica e busque a emergência de um hospital o quanto antes.

Azia e vômito com sangue

Este sintoma pode ocorrer com pessoas que  sofrem de esofagite e úlcera estomacal. Contudo, considere também a possibilidade de um câncer no estômago.

Conclusão

Definitivamente, vomitar sangue não é normal. Se você não sofreu lesões no trato digestório superior, como esôfago e garganta ou se não teve um sangramento nasal abundante, considere que este sintoma é uma condição médica que não pode esperar.

⚠️Atenção! Se você vomitar sangue, deve procurar o médico de família, clínico geral ou gastroenterologista para que as causas sejam conhecidas e tratadas.

Opinião médica: Dra. Judith Marcin [5] Dr. Daniel Murrell [1] Dra. Judith Marcin [4]Dra. Michele Cho-Dorado [3] Dra. Cristina Chun [2]