Sua saúde

Veja os sintomas para 3 tipos de anemia. Descubra se você está anêmico e qual o tratamento necessário

Sintomas da anemia: Veja sintomas para 3 tipos de anemia
Veja os sintomas para 3 tipos de anemia. Descubra se você está anêmico e qual o tratamento necessário
5 (100%) 1 vote

Rapidamente falando, a anemia acontece quando há uma diminuição de hemoglobina no sangue. Essa substância, a saber, é a responsável por transportar o oxigênio, através do sangue, para as diferentes partes do corpo. Por fim, tudo isso causa os sintomas da anemia das mais diferentes formas. Por fim, resulta em fornecimento inadequado de oxigênio às células do corpo, que necessita de tratamento.

Quando falta oxigênio o corpo inteiro entra em pane. É comum, então, que, nesses casos, a pessoas sinta cansaço excessivo, sonolência, dificuldade de concentração, perdas de memória e falta de apetite. Todos os tipos de anemia, termina por prejudicar o bom funcionamento das hemácias. Contudo, há uma variação de sintomas para os quatro tipos de anemia que listamos a seguir:

Sintomas da anemia ferropriva

A anemia ferropriva é causada pela falta de ferro no sangue, sendo caracterizada pela baixa quantidade de glóbulos vermelhos. Essas são as células responsáveis por transportar oxigênio para todos os tecidos do corpo. O ferro é essencial para que a hemoglobina consiga, principalmente, carregar o oxigênio pelo sangue. Sem ferro, sem oxigênio, os sintomas da anemia ferropriva são:

  • Fome ou vontade de comer objetos, como papel ou terra, por exemplo;
  • Unhas voltadas para cima;
  • Vermelhidão na boca e feridas no canto da boca;
  • Dor na língua

Tratamento: Alimentação e, sobretudo, medicação rica em ferro.

É verdade que se cozinhar o feijão com um prego dentro da panela ajuda a curar anemia?

Sintomas da anemia perniciosa

A anemia perniciosa, ou anemia de Addison, é um tipo de anemia que se desenvolve como consequência da carência ou deficiência na absorção da vitamina B12. Essa vitamina é essencial para a formação, integridade e maturação das células vermelhas do sangue, as hemácias. Conforme um estudo publicado na revista Nutricíon Hospitalaria [1], a anemia perniciosa, é a causa mais comum de anemia megaloblástica. Ela se dá pela diminuição ou ausência de fator intrínseco (IF), por atrofia da mucosa gástrica. Isso, decerto, leva a deficiência de vitamina B12  e destruição auto-imune celular. Sem essa vitamina, os sintomas da anemia perniciosa são:

  • Formigamento nas mãos e pés;
  • Perda de sensibilidade ao toque;
  • Dificuldade para caminhar ou manter o equilíbrio;
  • Rigidez nos braços ou pernas;
  • Alterações da consciência, com alucinações.

Tratamento: Uso de injeções de vitamina B12 e, ao mesmo tempo, suplementação de ácido fólico por toda a vida.

Você come beterraba para curar anemia? É um alimento muito bom, mas inútil para anemia. Sinto muito!

Sintomas da anemia hemolítica

A anemia hemolítica é uma doença autoimune, mais comum nas mulheres. É caracterizada, sobretudo, pela produção de anticorpos que reagem contra as células vermelhas do sangue, destruindo-as e produzindo a anemia. Esta doença tem uma evolução muito rápida.

  • Pele e olhos amarelados;
  • Urina marrom ou rosada;
  • Feridas nas pernas;
  • Dor nos rins frequente.

Tratamento: pode ser medicamentoso ou cirúrgico.

 

Nutricíon Hospitalaria [1]

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 




Topo