Neurologista ensina truque simples com batatas para aliviar as dores da enxaqueca

Enxaqueca: Neurologista ensina truque com batatas para dor de cabeça

Quem tem enxaqueca sabe: esse é o tipo de cefaleia mais difícil de contornar. Muitas vezes, a medicação não resolve as dores de uma crise intensa. Uma crise, sem tratamento, pode se estender por até 3 dias de dor, acompanhada de enjoo, vômitos, sensibilidade à luz, barulho e cheiros. Mas, uma neurologista ensina um truque com batatas a seus pacientes que pode ajudar muito.

Segundo Dr. Alexandre Feldman em sua coluna no site Enxaqueca essa é uma doença crônica, ou seja, é um problema que teve início há algum tempo atrás, mas não tem data para terminar. “ A primeira crise acontece num determinado momento da vida, e depois pode se repetir, indo e vindo, por tempo indeterminado”, disse o médico.

A doença, que até pouco tempo foi tratada como “frescura” é na realidade causada por um desequilíbrio químico no cérebro, envolvendo hormônios e peptídeos. Resulta, por sua vez, de uma série de outros desequilíbrios neuroquímicos (envolvendo substâncias denominadas neurotransmissores) e hormonais.

A neurologista Célia Roesler, vice-coordenadora do Departamento Científico de Cefaleia da Academia Brasileira de Neurologia, explicou também que essa dor é, na maioria das vezes, latejante, como se fosse um coração batendo numa certa área da cabeça. Em momentos de crise, a especialista recomenda o uso do medicamento prescrito pelo médico, mas há um truque que ela costuma ensinar a seus pacientes. Ela diz que o uso de rodelas de batatas guardadas na geladeira podem ajudar muito no alívio da dor.

Dormir com a luz acesa ou com a TV ligada pode resultar em graves crises de enxaqueca

Como a batata pode ajudar?

Dra. Célia explica que durante uma crise, os vasos que ficam entre a calota craniana e o couro cabeludo se dilatam, provocando aquela terrível dor que pode ser unilateral e pulsátil. Ela diz que uma das maneiras de, pelo menos, aliviar os sintomas é utilizar compressas frias na cabeça.

As famosas rodelinhas de batata crua guardadas na geladeira, bem geladinhas, retém a temperatura fria por mais tempo. Isso causa vasoconstrição, ou seja, reduz o calibre dos vasos sanguíneos aliviando a dor.

Contudo, a neurologista deixa claro que não há, na batata crua, nenhuma substância que reduza os sintomas. Na verdade, é a temperatura fria que ajuda na vasoconstrição. Isso quer dizer, que uma compressa de água gelada tem o mesmo efeito. “Nós recomendamos a batata porque ele mantém a temperatura fria por mais tempo”, disse.

“Dor de cabeça suicida” é a pior cefaleia que existe. A pessoa só pensa em morrer! Vídeo mostra pacientes em crise

Como fazer

Pique uma batata crua gelada em rodelas. Deite-se em um local calmo e escuro, se possível. Coloque as rodelinhas nos pontos de dor e cubra com um pano frio (pode até colocar esse pano na geladeira para que fique geladinho também). Quando as batatas “esquentarem” troque por outras rodelas geladas. As rodelas podem ser reaproveitadas e você pode fazer um revezamento: enquanto umas estão na cabeça as outras esfriam na geladeira. Você sentirá a diferença, segundo a médica.

enxaqueca / drauziovarella