Como as mulheres devem fazer higiene íntima após terem relações, de acordo com ginecologista

Como as mulheres devem fazer higiene íntima após o contato íntimo

Muitas mulheres desconhecem que, após o contato íntimo, é necessário dar uma atenção especial à higiene íntima. Saber se limpar direito após uma relação é indispensável, segundo especialistas. Isso porque, o pH da região íntima pode sofrer alterações ao entrar em contato com os fluídos seminais do parceiro. Essa mudança pode causar proliferação nociva das bactérias presentes na flora genital.

De acordo com a Ginecologista Dra. Sheila Sedicias, logo após o contato íntimo, é recomendado que a mulher tente urinar. Esse hábito servirá para afastar os riscos de infecções urinárias. Em seguida, a área genital externa deve ser abundantemente lavada com água e um pouco de espuma de sabonete íntimo.

O enxague deve ser com bastante água, pois muitas vezes, por falta de lubrificação, as mulheres terminam o ato com pequenas fissurinhas na entrada da do canal genital. Nesses casos, o ideal é lavar a região e enxaguar bem para que os resquícios de sabonete não piorem mais a irritação. Se possível, a calcinha deve ser trocada.

Ginecologista mostra as 5 regras da higiene íntima da mulher. Você está fazendo tudo direito?

No motel

Caso o encontro aconteça no motel, o procedimento precisa ser revisto, mas sem muitas neuras! Após terminar o ato e urinar, lave abundantemente com água apenas a região externa genital. Os sabonetes de motel não são indicados para higiene íntima feminina. Nestes casos é melhor usar apenas água em abundância. É bem possível que a mulher não tenha consigo uma calcinha limpa, então a dica é cuidar para que na bolsa tenha um protetor diário limpinho para usar junto com a calcinha.

Lembrando que os motéis são locais em que outras pessoas desconhecidas usaram com propósitos sexuais. Então, sua higiene após o ato deve ser feita conforme acima. Em casa, é bom que seja reforçada com um bom sabonete íntimo. Neste dia, se puder dormir sem calcinha, será ótimo!

Médicos alertam: homens e mulheres devem urinar imediatamente após terem relação

Lubrificantes

As mulheres que fazem uso de lubrificantes, devem evitar os que são à base de óleo ou de silicone. Esses dificultam a higiene íntima, promovendo a proliferação de fungos e de outros micro-organismos. Além disso, não saem facilmente com água, o que também pode prejudicar a flora vaginal.

TUASAUDE / vix