Estudos e pesquisas

Geofísico explica o que realmente aconteceria e como seria o mundo se a Terra fosse plana

Terra plana: Geofísico explica como seria o mundo se a Terra fosse plana

Geofísico explica o que realmente aconteceria e como seria o mundo se a Terra fosse plana
5 (100%) 2 votes

Apesar de a teoria de que a Terra é plana ser banalizada pela maioria das pessoas, essa ideia tem ganhado muitos adeptos. Aliás, em 2017 aconteceu a primeira conferência de “terraplanistas” realizada no fim do ano passado nos Estados Unidos.

Mesmo com dezenas de provas físicas e gráficas de que nosso planeta é redondo, ainda há pessoas que duvidam. Então para por um fim nas discussões, o geofísico James Davis, da Universidade de Columbia, em Nova York, membro do Observatório Terrestre Lamont-Doherty, fantasiou um cenário de como seria a Terra se ela fosse de fato plana. Para isso, ele se baseou nas crenças dos terraplanistas.




A gravidade

Ao contrário do que os terraplanistas pensam, se a Terra fosse plana a gravidade não exerceria sua força diretamente para baixo. De acordos com os fundamentos do fenômeno, a força gravitacional, ela puxa tudo para o centro. Ou seja, quem vivesse mais longe do centro, caminharia com tanta dificuldade quanto alguém que precisa escalar uma encosta inclinada. Além disso, efeitos bizarros como toda a água do mundo sendo sugada o centro do disco, e plantas crescendo diagonalmente, já que elas se desenvolvem na direção oposta à da gravidade.

Ondas mortais de calor irão atingir 74% do planeta nos próximos 80 anos. O Brasil será afetado por temperaturas fatais

Campo magnético



De acordo com as leis da física, o núcleo da Terra (redonda) gera um campo magnético. Se o planeta fosse plano, segundo o geofísico, não haveria uma atmosfera, o que faria com que o ar e os mares fossem parar no espaço. Aliás, Davis diz que foi isso que ocorreu em Marte quando o planeta perdeu seu campo magnético.

Atividade tectônica

O geofísico explicou que somente em uma esfera é que as placas tectônicas se encaixam de uma forma sensata. Em um planeta redondo os movimentos das placas de um lado da Terra afetam os movimentos no outro lado. Assim, as áreas da Terra que criam formações como a Cordilheira dos Andes, são equilibradas por outras que formam depressões, como os vales. Mas, em uma Terra plana seria difícil explicar formações montanhosas. Além disso, o que aconteceria nas bordas do mundo? Bem, segundo os terraplanistas, um “muro de gelo” na borda, criado pela Antártida, algo muito difícil de acreditar.



Veja dez imagens mostrando o que a seca causaria em famosos pontos turísticos do planeta

O geofísico conclui dizendo que se a Terra fosse plana, nós saberíamos com certeza, pois o mundo seria completamente diferente do que é agora.

bbc

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo