Sua saúde

Fezes verdes, o que pode ser? Médica explica as causas das fezes esverdeadas

Fezes verdes, o que pode ser? Médica explica as causas das fezes esverdeadas

Um cocô saudável tem cor marrom, graças um pigmento escuro formado na digestão da bile, chamado estercobilina. Alterações na cor podem vir da ingestão de certos alimentos ou corantes, mas também podem ser um aviso de problemas de saúde. Olhar para o vaso sanitário e ver fezes verdes, certamente assusta. Isso porque, fezes esverdeadas é sinal de que algo diferente aconteceu no organismo.

As fezes são constituídas por água, fibras, bactérias fecais, células intestinais e muco, e a sua cor e consistência está geralmente relacionada com a alimentação. Segundo a Dra. Nicole Geovana, médica de família e comunidade, quando o alimento passar rapidamente pelo intestino, como acontece na diarreia, não há tempo para a bile se degradar por completo, o que pode deixar as fezes verdes. Mas não e só isso. Há pelo menos mais 4 causas para que as fezes esverdeadas aconteçam.




Uso de laxantes

Durante o processo de digestão, o fígado secreta a bile, um suco digestivo de coloração amarela-esverdeada que serve para dissolver as gorduras. Quando todo processo digestivo acontece normalmente, a bile cumprirá sua função e será degradada mudando sua cor de esverdeado para marrom. Esse processo pode demorar muitas horas. Mas, quando tomamos laxante, o trânsito intestinal é acelerado, tornando as fezes liquidas e não dando tempo de a bile ser degradada. Assim o cocô sai esverdeado por causa da bile, em sua cor original.

♥   Essa é boa: Saiba decifrar se você está doente, pela cor e forma do seu cocô

Vegetais e corante verde



As fezes verdes podem ter como causa a ingestão de grandes quantidades de vegetais verde-escuros, como rúcula, couve, brócolis ou espinafre. Em pouca quantidade, as cores das fezes sofrem pouquíssimas alterações. Mas, se comermos muitos vegetais, o cocô fica verde. Isso é muito comum em pessoas que fazem dietas à base de salada de vegetais. Alimentos com corantes verdes e azuis também podem alterar a cor das fezes para o verde.

Giardíase ou samonelose

A giardíase é uma doença causada por um parasita chamado de Giardia lamblia. Além da diarreia líquida verde, pode provocar outros sintomas como gases, dor e distensão abdominal, febre, enjoos e vômitos ou desidratação. A diarreia verde também pode ser provocada por Salmonella sp. É uma infecção intestinal bacteriana normalmente causada por comida contaminada e a diarreia verde é um dos principais sintomas.



♥   O hábito de segurar o cocô pode trazer graves consequências para sua saúde, inclusive ao cérebro

Retirada da vesícula

Pessoas que tenham removido a vesícula biliar, também podem ter as fezes verdes. Isso porque como a bile produzida no fígado não é armazenada na vesícula, vai passando direto para o intestino, conferindo assim uma coloração verde às fezes.

medicoresponde

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo