Sua saúde

“Minhas fezes estão pretas”. Médico explica o que pode causar fezes escuras

Fezes pretas: Médico explica o que pode causar fezes escuras

Um cocô saudável é marrom graças à estercobilina, um pigmento escuro formado na digestão da bile. Alterações na cor podem vir da ingestão de certos alimentos ou corantes, mas também podem indicar doenças. Olhar para o vaso sanitário e ver as fezes pretas, certamente causa um desconforto. Isso porque, fezes escuras é sinal de que algo diferente aconteceu.

Cientificamente falando, cerca de 3/4 das fezes é água pura. Mas a proporção pode variar de acordo com a consistência. Quanto menos água tiver, mais duras elas serão. O resto é sobra de alimento, bactérias mortas e um pouco de muco do intestino grosso para facilitar o transporte. A cor, é alterada, geralmente, pela ingestão de algum alimento, medicamento ou pelo mal funcionamento de algum órgão do corpo.

Dr. Ivan Ferreira, endocrinologista e colunista do site Médico Responde, explicou que normalmente as fezes pretas ou escuras estão relacionadas a ingestão, em grande quantidade, de alimentos com folhas escuras (couve, espinafre), feijão preto, ingestão de vinho tinto, ou por medicações, como o do sulfato ferroso. Mas, na pior das hipóteses, há motivos graves para tal.




  Essa é boa: Saiba decifrar se você está doente, pela cor e forma do seu cocô

Sangramento no trato digestivo

As fezes escuras podem também estar relacionadas à presença de sangue digerido. Assim, podem ser um importante sinal de sangramento na parte inicial do sistema digestório.



De acordo com Dr. Ivan os sangramentos do sistema digestivo em regiões como boca, esôfago, estômago e duodeno (região superior do intestino delgado) também são responsáveis por fezes de coloração escura, que os médicos chamam de melena.

As causas para estes sangramentos podem ser variadas e, dentre elas, as mais frequentes são as lesões traumáticas, úlceras, esofagites, varizes esofagianas, pólipos e tumores do aparelho digestivo. Além disso, o sangramento nasal também pode resultar em fezes pretas, pois durante esse sangramento uma porção de sangue acaba indo para o estômago e depois de passar pelo intestino ficará preto.

  Receber fezes de outra pessoa pelo nariz pode salvar a vida de pessoas com Colite

Nos recém-nascidos as fezes pretas é sinal de comemoração, pois trata-se do “mecônio” uma substância importante que preenche o intestino inferior de todos os recém-nascidos. Assim, todos os bebês, assim que nascem, não só podem, como devem defecar preto.



A dica é: ao perceber fezes escuras, avalie o histórico do dia anterior, se houve a ingestão de algum alimento citado acima. Caso contrário, é melhor procurar um especialista para avaliar as causas do possível sangramento.

medicoresponde

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo