Sua saúde

Dor no Joelho, o que pode ser? Fisioterapeuta mostra as 5 principais causas deste incomodo e o que fazer

Dor no Joelho, o que pode ser? Fisioterapeuta mostra as 5 principais causas

A dor no joelho é um sintoma bastante comum. Mas não é coisa de velho, como muitas pessoas pensam. O problema pode afetar todas as idades, inclusive crianças e adolescente. Independente da idade, o que pode ser a dor no joelho é a preocupação de muita gente.

O joelho, é na verdade, uma das articulações mais complexas do corpo e exige flexibilidade e estabilidade ao mesmo tempo. Para que que funcione bem, ele conta com estruturas importantes de estabilização. Assim, quando surge uma dor na região, ela é provocada pelo uso excessivo dos joelhos ou falta de preparo adequado para uma atividade física que exija muito da sua articulação.

A fisioterapeuta Marcelle Pinheiro, membro do conselho de fisioterapia e colunista do site Tua Saúde, explicou que algumas dores estão relacionadas a sobrecarga, a falta de estabilidade ou aos desalinhamentos. Ela descreve o que pode ser a dor no joelho.




A menina que tinha joelhos voltados para trás foi um grande sucesso nos freak shows do século XIX

Síndrome do trato iliotibial

Essa dor é na lateral do joelho após corrida, principalmente. Uma síndrome bastante comum em corredores, devido ao grande esforço das pernas e alta repetição de movimentos, e causa dores bem localizadas na região lateral da perna e no joelho.

O que fazer: A primeira orientação é sempre procurar um médico. No entanto, para curar a síndrome da banda iliotibial é recomendado o uso de pomadas anti-inflamatórias, exercícios de alongamento e fortalecimento muscular. Isso irá evitar os desequilíbrios que favorecem a instalação do atrito entre o ligamento e o osso.



ruptura do menisco

Essa ruptura causa um dor na parte interna do joelho e está relacionada a problemas de desalinhamento dinâmico. O problema pode surgir devido a uma entorse do joelho, provocada por pancadas na lateral do joelho, causando inchaço no lado oposto ao do trauma. Dentre os sintomas de lesão no menisco estão a dor no joelho ao caminhar, subir e descer escadas.

O que fazer: O tratamento para recuperação do menisco pode ser feito através de cirurgia ortopédica seguida de fisioterapia.



cisto de Baker

A dor na parte de trás do joelho, está relacionada ao cisto de baker. O problema causa um pequeno inchaço que surge atrás do joelho e que provoca aumento da dor quando o paciente faz agachamento ou quando dobra o joelho. Inchaço pode ter o tamanho de uma laranja

Artrite

Causada por inflamação nas articulações. A dor é muito mais intensa nos dias frios nos primeiros minutos da manhã. Suas causas são variadas e podem ser derivadas do enfraquecimento da musculatura (resultado natural do avançar da idade), desgaste das estruturas envolvidas na articulação, doenças autoimunes (como a artrite reumatoide), etc.

Artrose

Diferente na artrite, essa é uma doença degenerativa e progressiva que causa o desgaste da cartilagem que envolve os ossos, causando rigidez e dificuldade para a movimentação da articulação. Também é uma doença que vem com a idade, sendo mais comuns entre a população acima de 65 anos. Mas pode ocorrer também em pessoas mais jovens. A artrose ainda não possui uma cura definitiva e um especialista avaliará tratamento analgésico e preventivo.

Além do inchaço outros sintomas podem se manifestar:

  • Dor: está ligada a lesões esportivas, lesões no menisco, na cartilagem e rompimento de ligamentos;
  • Estalos: característico em idosos e associado a problemas nas articulações, como artrite ou artrose;
  • Vermelhidão: sinal de inflamação intensa ou até mesmo de infecção, principalmente se estiver quente;
  • Roxo: normalmente aparece após uma pancada ou entorse.
institutotrata / pessemdor

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo