Sua saúde

Dor e ardência anal: veja quais doenças estão relacionadas a estes sintomas

Dor anal e ardência no ânus: médico explica as doenças relacionadas a estes sintomas

Dor e ardência anal: veja quais doenças estão relacionadas a estes sintomas
4.5 (89.09%) 11 votes

Apesar de a maioria das pessoas relacionarem a dor anal e a ardência no ânus a hemorroida, há uma série de outros problemas que também causam estes sintomas. Algumas dessas doenças são bastante comuns, já outras apresentam um grau de urgência no tratamento. Por isso é muito importante saber as causas. O clínico geral, Dr. Arthur Frazão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte listou as doenças mais comuns relacionadas a estes sintomas.

Hemorroidas




É claro que estes são os principais sintomas do desenvolvimento de hemorroidas. Essa dorzinha chata, incomoda muito ao sentar. Se for hemorroidas, é possível que além de ardência e dor a pessoa sinta também muita coceira local. Haverá também um inchaço bastante preocupante na região.

Fissura anal

Se a dor e ardência vierem acompanhadas por sangramento durante a evacuação, pode ser um sinal de fissura anal que acomete tanto adultos quanto crianças. Com a passagem das fezes pela fissura há uma forte ardência e queimação. Normalmente, a fissura passa sozinha sem necessitar de qualquer tipo de tratamento.



“Estou com coceira no ânus”. Veja os motivos mais comuns para sentir prurido anal

Endometriose intestinal

Nas mulheres, há a possibilidade de estar com endometriose intestinal. A dor surgirá durante a menstruação e neste caso é recomendado fazer uma consulta no ginecologista o mais rápido possível. De acordo com a ginecologista Dr. Sheila Sedicias, colunista do site Tua Saúde, a endometriose intestinal é uma doença na qual o endométrio, que é o tecido que reveste o útero, se desenvolve à volta das paredes do intestino. Isso dificulta o funcionamento intestinal e causa intensa dor abdominal e no ânus, especialmente durante a menstruação.



Micose

Uma micose anal, é uma infecção da região causada por fungos. Esse problema pode causar dores, coceira e ardência. Há também muita vermelhidão na região das nádegas. A dor é intensa principalmente quando a pessoa vai limpar-se. Neste caso recomenda-se o uso de ducha ao invés de papel higiênico. O tratamento requer a aplicação de um creme fungicida sobre a área afetada até a desaparição dos sintomas.

Tumor

Um tumor pode causar uma dor intensa que se agrava progressivamente. O câncer retal pode causar uma obstrução do reto. A causa real do câncer retal é desconhecida, mas é observado frequentemente em idosos.

tuasaude

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo