Como clarear a virilha: 5 técnicas caseiras fáceis para você se livrar de vez das manchas

como clarear a virilha

Saber como clarear a virilha e axila do jeito certo é importante para não causar danos na pele do local. Todo cuidado é pouco, pois, é uma região bastante sensível.

Por que a virilha e axila ficam escuras?

As manchas escuras na virilha e axila surgem, decerto, quando acontece um espessamento e hiperpigmentação da pele. Assim, pode haver uma hipercromia da pele que toma um aspecto aveludado.

Causas mais comuns

  • usar produtos com álcool na fórmula causa irritações e alergias na pele.
  • depilar com lâminas ou com cera muito quente também causam traumas na pele.
  • usar roupas apertadas que causam atrito constante de pele
  • obesidade, facilita o atrito da pele, diabetes, desequilíbrio hormonal, doenças endócrinas, também podem escurecer a pele
  • Suor excessivo, causa proliferação bacteriana e desequilibra a flora natural da região.

No mais, essas manchas podem aparecer em qualquer lugar do corpo, mas são mais frequentes no pescoço, axilas e virilha. Acantose nigricans é o nome dessas manchas. Não há quem as possui que se sinta confortável em conviver com elas.

Acantose nigricans

Trata-se de um distúrbio da pigmentação da pele bastante comum. O sinal mais notável de Acantose nigricans é, justamente, a mancha escura com textura espessa e aveludada.

Em algumas pessoas, as áreas afetadas da pele também podem coçar ou, até exalar um odor característico.

Como já dito, elas podem surgir pelo uso de roupas apertadas ou tecidos que causam atrito na pele. Contudo, o mais chato é que o seu surgimento nem sempre é uma coisa e simples e pode indicar um problema de saúde mais grave, como pré-diabetes.

Mas, com o tratamento na pele e cuidados com a saúde, normalmente, resolvem o problema.

O que é bom para clarear a virilha?

Além dos excelentes métodos médicos de clareamento, há vários produtos caseiros que tem efeito impressionante no clareamento da pele. Lembrando que assim como a axila, as dicas abaixo servem também para clarear entre as pernas.

Sabemos que muitos produtos industrializados têm sua base feita de produtos naturais. Então, se você tem em casa, use a abuse de:

Como clarear a virilha por método caseiro

1. Clarear a virilha com bicarbonato

O uso de bicarbonato de sódio para clarear a virilha e axila é ensinado em diversos sites. Contudo, o jeito certo de como clarear nem sempre é explicado, a dermatologista Christiane Gonzaga, membro das Sociedades Brasileira e Americana de Dermatologia.

Ela explicou, então, que o bicarbonato de sódio é uma forma caseira, prática e barata de resolver ou amenizar as manchas já adquiridas.

Isso porque, o bicarbonato possui um sutil efeito abrasivo e clareador. Por isso, pode ajudar no clareamento de manchas na pele em algumas partes do corpo.

No entanto, ela alerta que seu deve ser moderado. “Seu efeito abrasivo pode acabar resultando em irritações e até mesmo tendo o efeito contrário, fazendo surgir manchas“, disse.

A sugestão da médica de como clarear a virilha e axila é usar uma pasta feita de bicarbonato e água limpa (2 colheres de bicarbonato para uma colher de água) como um esfoliante.

Esse procedimento irá, com o tempo, amaciar o local, bem como promover o clareamento. Assim que terminar o procedimento, lavar o local com água e sabão e hidratar.

como clarear virilha e axila
Como clarear a virilha com bicarbonato: Fazer uma pasta de bicarbonato de sódio e água limpa (2 colheres de bicarbonato para uma colher de água) como um esfoliante. A pastinha deve ficar como nesta imagem, bem cremosinha. Dê preferência para realizar o procedimento durante o banho, quando a pele já estará amaciada pela água morna.

2. Esfoliação com aveia

Quem acredita que a aveia tem efeito contra  gordura no fígado (esteatose hepática), se engana. É possível fazer um esfoliante caseiro clareador excelente para tratar as manchas da virilha e axila.

Este esfoliante caseiro pode clarear a virilha porque retirar a camada mais superficial da pele e pela ação do ácido láctico, um clareador natural. Além disso, ajuda a desencravar pelos.

Conforme publicação da Phytotherapy Research [1] ainda contém β- glucano que possui excelentes propriedades para a pele, como, por exemplo:

  • ação antioxidante
  • poder antirrugas
  • acelera a cicatrização
  • potente efeito hidratante
  • protege contra raios UV
  • e por fim, propriedades clareadoras na pele

Como fazer: misture 1 colher de fubá, 1 colher de aveia, 1 colher de leite em pó e 2 colheres de leite. Em seguida mexa até formar uma pasta homogênea. Massageie nas regiões escuras durante o banho, fazendo movimentos circulares. Enxágue bem e depois aplique um pouquinho de creme hidratante ou pomada calmante.

3. Limão e água oxigenada

Essa é uma das receitas caseiras mais usadas, pelo seu efeito rápido no clareamento e dizem que para clarear a virilha não tem melhor. Contudo, como envolve limão e água oxigenada, deve ser usada com cautela.

O limão é rico em características antibacterianas e age como o um clareador natural para a pele. Também ajuda na esfoliação das células mortas e, ao mesmo tempo, combate o qualquer odor que a mancha pode estar causando.

Mas, atenção: você nunca deve usar limão para clarear as axilas se for tomar sol. O limão pode reagir com o sol e o calor e causar manchas escuras na pele. Portanto, seja cuidadosa e responsável.

Como fazer: Misture o suco de 1/2 limão, 1 colher rasa de bicarbonato de sódio e 1 colher rasa de água oxigenada volume 10. Use um pedaço de algodão para aplique a mistura na região. Isso não é uma esfoliação, portanto, não precisa ficar esfregando. Passe, deixe agir por 20 minutos e enxágue. Repita o procedimento em dias alternados.

4. Açafrão e pepino

Açafrão tem um poderoso composto chamado curcumina. No que diz respeito ao branqueamento da pele, a curcumina resolve eficazmente a hiperpigmentação, bem como a produção de melanina.

O pepino é um hidratante de grande potencial. Ainda, tem propriedades calmantes, e se o seu problema for uso de roupas apertadas ou depilação que causaram irritação, esta receita é a mais indicada.

Pelo poder curador do açafrão e pelas propriedades hidratantes e calmantes do pepino. Ao mesmo tempo, o limão é um forte bactericida e antifungos. A combinação perfeita para clarear a virilha.

Como fazer: Prepare um suco com 1 pepino e um pouco de água e acrescente 1 colher (sopa) de cúrcuma em pó e o suco de 1/2 limão. Aplique nas áreas escurecidas e deixe atuar por 30 minutos. Enxágue com bastante água corrente.

 5. Água de arroz

Já falamos mais detalhadamente da água de arroz no clareamento da pele do rosto. Contudo, o mesmo tratamento pode ser feito para clarear a virilha, bem como as axilas.

A “água de arroz” tem uma importante propriedade de clareamento da pele. Então, com apenas uma pequena porção de arroz, é possível, com o tempo, deixar a pele livre de manchas. Isso, inclusive, já foi comprovado cientificamente.

Um estudo do Curso de Tecnologia em Estética [2], no Paraná, a saber, revelou que o poder do ácido kójico vindo da água do arroz é potencializado pela fermentação. Veja como preparar.

Como fazer:  Coloque duas colheres de arroz limpo em um copo de água filtrada e deixe em temperatura ambiente.  O prazo para a fermentação varia entre 24 e 48 horas – quando está mais quente, é mais rápido.

A água, então, vai ficar literalmente azeda. É assim mesmo, isso quer dizer que o ácido kójico está no ponto.  Neste momento ela já está pronta para uso e pode ser guardada na geladeira. Passe duas vezes ao dia na área afetada.

É possível clarear a virilha em minutos?

Veja bem, se a hiperpigmentação ocorreu devido a produção excessiva de melanina, ou seja, se for Acantose nigricans, não há como ter um resultado em minutos naturalmente.

O que se aconselha é fazer uma consulta com um dermatologista, ou esteticista com especialidade na área para um tratamento.

Os tratamentos médicos e estéticos são mais agressivos e por isso, dão resultado imediato em muitos casos. Os métodos mais usados para clarear a virilha são:

  1. cremes ou loções tópicas contendo hidroquinona, tretinoína, corticosteroides, ácido azeláico ou ácido kójico.
  2. terapia a laser para remover o pigmento
  3. peelings químicos com alfa hidroxiácidos e beta hidroxiácidos para esfoliar a pele
  4. dermoabrasão ou microdermoabrasão para limpar completamente a pele

Conclusão

Clarear a virilha pode ser muito fácil com produtos que temos em casa. Contudo, é um procedimento gradual, mas com resultado eficiente, na maioria das vezes.

A técnica usando limão e água oxigenada costuma ser a mais eficaz, mas pode ser mais agressiva e requer cuidados. Ao mesmo tempo, quem está com a virilha manchada por atrito, deve usar a dica de cúrcuma e pepino.

Infelizmente, não há como clarear a virilha em minutos em casa. Ao mesmo tempo, é possível que  se faça um tratamento médico ou estético mais agressiva.

 

Artigos médico-científicos: Phytotherapy Research [1] Curso de Tecnologia em Estética [2]