O que seu tipo sanguíneo tem a dizer sobre sua saúde, de acordo com a ciência?

O que seu tipo sanguíneo tem a dizer sobre sua saúde

Há muito tempo, em 1930, um professor japonês, Tokeji Furukawa, publicou um artigo alegando que os tipos sanguíneos – A, B, AB e O – afetava a personalidade do indivíduo. A partir daí, essa premissa foi incluída pelos cultura japonesa em estudos de compatibilidade de personalidade. Eles chamam esse estudo de Ketsueki-gata. No entanto, a ciência ainda tem algumas restrições em relação a saúde.

De fato, há muitas pesquisas relacionando os tipos de sangue com padrões de saúde. Pensa-se que diferentes tipos de sangue podem nos proteger de doenças diferentes. Com isso, temos aqui algumas considerações científicas sobre seu tipo sanguíneo:

Se você tem sangue tipo A

O sangue tipo A tem apenas um antígeno em células vermelhas e anticorpos B no plasma. De acordo com o antígeno pode-se determinar quanto de um determinado hormônio pode ser liberado. De acordo com estudo publicado na revista científica Psychosomatic Medicine, as pessoas com sangue tipo A, por exemplo, são mais propensas a ter cortisol, o hormônio do estresse. Assim, exercícios de redução do estresse, podem ser mais benéficos do que “pegar pesado” na academia. Quando a glândula adrenal derrama grande quantidade de cortisol no sangue, a resposta ao estresse aumenta consideravelmente. Pessoas com tipo A podem ser pessoas ansiosas e terem chances de desenvolver crises de pânico e ansiedade crônica.

De acordo com o Ketsueki-gata, se você tem sangue tipo A, você tem algumas grandes características. Você é sério, criativo, sensível, reservado, paciente e responsável (e também é teimoso e tenso).

Doador cearense com tipo sanguíneo raro, registrado em apenas 11 famílias brasileiras, salva criança na Colômbia

Se você tem sangue tipo O

O sangue tipo O não tem nem A nem B como antígenos em suas hemácias, mas os anticorpos de ambos A e B em seu plasma. De acordo com um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute, as pessoas com sangue tipo O estão em menor risco de câncer de pâncreas. Os cientistas analisaram casos de uma espécie comum de bactéria chamada Helicobacter pylori, que vive no intestino das pessoas. Eles descobriram que as pessoas que tinham essa bactéria eram mais propensas a desenvolver câncer de pâncreas. Isso, devido à forma como os antígenos A e B ajudam as bactérias a prosperar. Outro estudo publicado na revista Clinical Journal of Sport Medicin, também encontrou mais possibilidade de pessoas com sangue do tipo O romperem o tendão de Aquiles.

Segundo o Ketsueki-gata sugere, se você tem sangue tipo A, será mais confiante, auto-determinado, de temperamento forte e intuitivo mas, também mais auto-centrado, frio, imprevisível e potencialmente um workaholic.

Se você tem o tipo sanguíneo AB

A ciência diz que aqueles com sangue AB têm ambos os antígenos A e B em células vermelhas, mas nem A nem B como anticorpos no plasma. Um estudo publicado na revista científica Neurology descobriu que as pessoas com sangue do tipo AB eram 82% mais propensos a terem dificuldades cognitivas – especificamente em áreas como a recuperação da memória, linguagem e atenção – do que pessoas com outros tipos de sangue.  Um dos motivos, segundo os pesquisadores, é devido à proteína de coagulação chave, conhecida como fator VIII de coagulação, que pode realmente reduzir a qualidade do fluxo sanguíneo para o cérebro. “Uma vez que os níveis de fator VIII estão intimamente ligados ao tipo de sangue, este pode ser um nexo de causalidade entre o tipo de sangue e deficiência cognitiva“, disse a autora do estudo, Mary Cushman.

De acordo com o Ketsueki-gata, se você tem o tipo sanguíneo AB você é legal, controlado, racional, adaptável. Além disso pode ser crítico, indeciso, esquecido e irresponsável.

Tabelas: tipo sanguíneo e fator Rh

Se você tem sangue tipo B

Segundo a ciência, você tem sangue Tipo B, você só tem os antígenos B nas células vermelhas e um anticorpo no plasma. Aqueles com o tipo B podem ter até 11 % no risco de doença cardíaca em comparação ao tipo O. Um estudo cientifico publicado na Arterioclerosis, Thrombosis and Vascular Biology, revelou que mulheres com AB ou sangue B têm um risco elevado de desenvolver câncer de ovário, mas se você tem o tipo B, nem tudo são más notícias. Sangue tipo B têm até 50.000 vezes o número de estirpes de bactérias benéficas mais do que as pessoas com o tipo O.

Segundo o Ketsueki-gata você pode se orgulhar de sua paixão, natureza ativa, criatividade e força. Por outro lado, você também é egoísta, irresponsável, implacável e errático.

medicaldaily / greenme  Artigos:  Maffulli et al / Harvey A. Risch  et al / Kristine  S. Alexander  et al / He M et al