Sua saúde

Cardiologista mostra 6 sintomas de pressão alta que muitas pessoas ignoram

sintomas de pressão alta (hipertensão) que muitas pessoas ignoram

Os sintomas de pressão alta são absurdamente desagradáveis. A hipertensão, ou pressão alta é uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue. Os sintomas são geralmente confundidos com outras doenças pouco graves.

Conforme um estudo publicado no Cogitare Enfermagem  [1], a hipertensão arterial acometia, há 10 anos, aproximadamente 22% da população adulta brasileira, e correspondia a 15,2% das intervenções realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) e de 20 a 30% dos casos de emergência médica com sugestivas complicações. Há inclusive aquelas mulheres que sentem pressão alta durante a menstruação,

De acordo com a Cardiologista Ana Luiza Lima, colunista do site Tua Saúde, para a maior parte dos seres humanos adultos, considera-se hipertensiva a pessoa que apresenta a pressão arterial igual ou superior a 140/90 mmHg (14 por 9), em repouso. Essa doença, não tem cura, mas é possível mantê-la controlada por toda a vida através de dietas específicas e medicamentos receitados por um cardiologista.

Por ser uma doença silenciosa, muitas pessoas sofrem de pressão alta e não se dão conta do problema. Mas, segundo a cardiologista, há 6 importantes sintomas que podem salvar sua vida.

Sintomas de pressão alta

Sent muitas dores de cabeça e/ou na nuca?  A dor de cabeça é o sintoma mais clássico de pessoas com hipertensão. A dor, geralmente, se localiza na região da nuca e é uma dor matinal. A pessoa já acorda com dor de cabeça que pode ir melhorando durante o dia.

Sua visão anda embaçada ou turva? Quando a visão está sempre embaçada ou dupla, há sinal de perigo. O nome dessa condição é Retinopatia Hipertensiva. Acontece, a saber, quando a pressão alta afeta diretamente a retina. Neste caso os vasos sanguíneos que irrigam a retina são afetados, comprometendo seu funcionamento. Assim, esses vasos ficam mais finos e mais rígidos, o que impede a chegada de sangue na retina prejudicando a visão. Esse é também um dos sintomas de pressão alta que pode erroneamente ser confundido com um quadro de queda de pressão.

Tem tonturas e sente a “cabeça oca”? Tontura e sensação de cabeça vazia, lerdeza, dificuldade de concentração, pode ser sintoma de hipertensão. Quando uma pessoa apresenta tontura, é comum oferecermos sal com a ideia de que se trata de uma queda de pressão. No entanto, esse salzinho pode ser perigoso se o sintoma é decorrente de pressão alta. Ao mesmo tempo um estudo publicado na Revista CEFAC [2] revelou que  problemas circulatórios  são um dos desencadeadores de distúrbios labirínticos por hipersensibilidade do labirinto. No caso da pressão alta, conforme o estudo, ela pode facilitar alterações estruturais do coração e vasos sanguíneos. Isso, ao mesmo tempo, compromete o ouvido interno causando tonturas e vertigens.

Sente dores no peito ou no braço? Essas dores, em caso de hipertensão, geralmente não são agudas e podem ser confundidas com um pequeno mal-estar ou gases. Mas, este é um sintoma importante, porém, ignorado de pressão alta.

Tem sentido ânsia de vômito e enjoo?  Enjoos são sintomas de pressão alta muito comuns. Mas, infelizmente são confundidos com problemas gástricos por muitas pessoas hipertensivas. Isso acontece porque a pressão alta leva ao estreitamento dos vasos sanguíneos gerando náuseas e dor abdominais. Neste momento, jamais use qualquer bebida que contenha sódio para amenizar o enjoo.

Artigos médico-científicos: Cogitare Enfermagem  [1],  Revista CEFAC [2],

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo