Sua saúde

Quer deixar de ser incomodado pela sua rinite? Aqui está a solução, sem uso de medicação, com base em estudo científico

Rinite alérgica: aprenda como se livrar dos sintomas sem medicação. Baseado em estudos científicos.

Quem sofre com rinite alérgica sabe muito bem o que é ser incomodado, da noite para o dia, com sintomas de crises de espirros, coriza e sensação de nariz entupido. A rinite é uma reação imunológica exagerada do organismo que resulta em uma inflamação da mucosa nasal desencadeada por elementos como ácaro e que chegar a abalar a produtividade no dia a dia.

Mas, a verdade é que quem tem rinite precisa ter atitudes diárias tão importantes quanto escovar os dentes. O antídoto contra esse sofrimento é simples e não envolve nenhum medicamento viciante: a lavagem diária. Foi isso que revelou dois estudos científicos publicados nas revistas Laryngoscope e American Journal of Rhinology & Allergy.

O estudo concluiu que a limpeza da cavidade nasal minimiza as manifestações da rinite, aumenta a qualidade de vida e permite diminuir em cerca de 60% a necessidade de remédios mais fortes.  A atitude diária e rigorosa – feita todos os dias mesmo – melhorou estatisticamente  23 dos 30 sintomas nasais.




♥ Você não consegue curar sua dermatite, rinite ou asma? O problema pode ser alergia ao leite de vaca

De acordo com os estudos, esse hábito irá melhorar os mecanismos de defesa do nariz, hidratar a mucosa. Além disso, poderá tornar mais fluida a secreção produzida em excesso em resposta aos agentes alérgenos.

Como fazer o procedimento



A médica Dr. Talita Poli Biason, gerente da unidade de medicamentos isentos de prescrição do Laboratório Aché, explicou à revista Saúde/ Abril, que a lavagem deve ser feita com solução salina a 0,9% (soro fisiológico). Essa porcentagem na fórmula indica que a solução é isotônica, ou seja, não há possibilidade de ela desidratar a mucosa nasal.

♥ O que acontece no corpo de pessoas que sofrem de alergias respiratórias, como a rinite?

Só que, para colher todos esses benefícios, o recomendado é recorrer ao procedimento pelo menos duas vezes ao dia. Segundo a especialista, esse é um método preventivo. Assim, deve ser feito mesmo quando o nariz está bom e sem sintomas de crise alérgica.

Você tem Rinite alérgica?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...


saude.abril  Artigo: Lamce Tomooka et al / Kristina E. Hermelingmeier et al

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo