Meninas que menstruam antes dos 12 anos têm mais risco de desenvolver duas doenças graves, diz estudo

Quem menstrua antes dos 12 anos tem mais risco de ter duas graves doenças

Embora a maioria meninas comecem a menstruar entre os 11 e 13 anos de idade, algumas podem ter a primeira menstruação a qualquer momento entre os 9 e os 16 anos. Afinal, cada um tem seu próprio “relógio biológico” e é ele que determinará, na maioria das vezes a data da menarca.

Apesar de os médicos, hoje, já considerarem normal que meninas com 9 anos já menstruem, um estudo publicado no   BMJ Journal Heart, fez uma revelação preocupante. Depois de acompanhar por 7 anos, nada menos que 267 mil fichas médicas de mulheres entre 40 e 69 anos, foi concluído que a menstruação antes dos 12 anos tem mais risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC) na vida adulta.

Pequenas mulheres: Especialistas dizem que a idade da primeira menstruação deve baixar para 9 anos de idade nas próximas décadas

Durante um período de monitoramento que durou cerca de 7 anos, foram registrados 9054 casos de doença cardiovascular. Isso incluiu 5782 casos de doença arterial coronariana e 3489 casos de AVC. A análise dos dados mostrou que, após terem em conta fatores potencialmente influentes, as mulheres que começaram a menstruar antes dos 12 anos apresentaram risco 10% a mais de ter problemas do coração do que as que menstruaram acima dos 13 anos.

Estudos mostram: a idade que você teve a primeira menstruação pode revelar como será sua saúde ao longo da vida

Em média, as mulheres estudadas menstruaram aos 13 anos de idade. Neste estudo 43% das mulheres tinham sofrido AVC e 28% apresentaram doença coronariana. E o mais assustador é que grande parte delas  tiveram sua primeira menstruação antes dos 12 anos de idade.

Apesar de os pesquisadores puderem explicar uma série de fatores potencialmente influentes, este é um estudo observacional. Isso quer dizer que nenhuma conclusão segura pode ser considerada.

medicalxpress  Artigo:  Peters &  Woodward