Infecção por Salmonella pode levar a “explosão” dos testículos. Veja dois casos reais e entenda sobre o problema

Infecção por Salmonella pode levar a explosão dos testículos

O britânico David Worsley, de 59 anos, viu um de seus testículos “explodir como uma erupção” durante suas férias na Tunísia. Segundo os médicos, o homem contraiu uma espécie de Salmonella africana que desencadeou uma inflamação. As “bolas” assumiram tamanho maior do que uma laranja e ele passou 10 dias internado sob risco de perder os testículos. David teve um caso raro de orquiepididimite causada por salmonelose.

Outro relato médico, publicado na Revista científica Microbiology, Immunology and Infection, diz respeito a um homem de 63 anos que também sofreu uma “explosão dos testículos” em decorrência de uma infecção por Salmonella. Este, que vivia na Índia, contraiu a Salmonella paratyphi e da mesma forma do caso anterior, houve um inchaço com muita dor e depois uma erupção pustulenta. Este, também foi um caso de orquiepididimite.

Apesar do uso do termo “explosão dos testículos”, o que ocorre é um grande acúmulo de líquidos, pus e fluidos dentro do saco escrotal. Isso gera uma ruptura da pele e liberação deste conteúdo consequente da infecção. O testículo não poderia literalmente explodir devido a constituição biológica dos tecidos que formam o órgão.

Dor nos testículos: Veja 5 causas mais comuns que deixam seu “saco” dolorido e aprenda a identifica-las

A orquiepididimite é um processo inflamatório que envolve os testículos (orquite) e o epidídimo (epididimite). A inflamação é comumente causada por bactérias ou vírus. Dentre os agentes bacterianos causadores, a Escherichia Coli é a mais comum. No entanto, em raríssimos casos pode acontecer uma infecção por Salmonella. Na verdade, as espécies de Salmonella são bastante comuns. As bactérias desse gênero podem causar uma amplitude de doenças como a gastroenterite, por exemplo.

Homem de 34 anos tomou injeções de testosterona e seu genital e testículos dobraram de tamanho

Há muitos poucos casos de orquiepididimite desencadeada por Salmonella. Nos relatos médicos de 700 casos de infecção extra-intestinal por salmonela, apenas 1, 4% eram causados por Salmonella. Segundo o estudo citado acima,  a via mais provável de infecção associada aos casos é a propagação hematogênica. As infecções hematogênicas são aquelas transmitidas por vias sanguíneas, independentemente de sua causa inicial e/ou surgimento.

 

tuasaude Artigo: Neha Bansal et al