O que acontece quando a mulher passa a dormir todos os dias sem roupas íntimas

Dormir todo dia sem roupa íntima: Isso é certo ou errado?

Muitas mulheres ainda tem dúvidas se dormir todo dia sem roupa íntima é certo ou errado. Segundo especialistas, esse hábito faz bem, e muito bem para saúde da genitália. Mas muitas mulheres não sabem deste e de outros hábitos que podem resguardar a saúde. Um estudo realizado por uma empresa vinculado ao Ibope, 42% das entrevistadas nunca tiram a roupa íntima na hora de dormir.

Certo ou errado, apenas 17%  das mulheres afirmaram ter o costume ir para a cama sem nada por baixo. Interessante notar que a pesquisa deixa clara a falta de informação e confusão em torno do assunto. Isso porque 19% das brasileiras consideram dormir sem a peça íntima ruim para a região íntima ou um hábito não higiênico.

Outras 86% passariam a dormir todo dia sem roupa íntima ou aumentariam a frequência dessa atitude, se isso for bom para a saúde. Os resultados desta pesquisa, foi uma grande surpresa. Isso porque, os ginecologistas deveriam estar incentivando as mulheres a dormirem sem a peça íntima.

Mesmo com a higiene em dia, sua calcinha vive úmida e com cheiro de xixi? 

Na hora de dormir, deixa “ela” respirar!

Pesquisas à parte, o fato é que  dormir sem peças íntimas melhora a circulação, ajuda a arejar a área feminina, além de diminuir o excesso de suor e corrimentos. Segundo os ginecologistas, se a região ficar muito abafada, tende a ocorrer um acúmulo de secreções. Tal acúmulo desequilibra a microbiota íntima. A falta de arejamento favorece a proliferação de bactérias que não toleram oxigênio, justamente as responsáveis por boa parte dos problemas que acometem as mulheres intimamente.

Você tem várias calcinhas fio dental e usa todos os dias? Veja 5 situações em que você não deve usá-las de jeito nenhum

Mas, muitas mulheres não se sentem confortáveis em dormir sem roupas íntimas. Para essas, o recomendado é priorizar uma peça de tecidos porosos. Pode ser algodão, mas o fato é que à noite, uma calcinha bem folgada de renda traz mais vantagens do que uma apertada de algodão.

Fonte: mdemulher/maisequilibrio

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.