Pesquisadores acompanham 40 donos de cães e alerta: dormir com cachorros faz mal para a saúde

Pesquisa revela: dormir com cachorros faz mal para a saúde

A ciência é mesmo controversa. Uma pesquisa publicada em 2015 na revista científica Mayo Clinic Proceedings estudou o real impacto dos cachorros sobre o sono de seu dono. Para o estudo, 150 pessoas relataram sobre seus hábitos durante o sono, ressaltando que mais da metade delas dormiam com animais de estimação. A maioria, 41% dos donos de pets alegaram que dormir com cachorros era benéfico e que não atrapalhava em nada sua noite de sono.

Agora, um artigo de 2017 revelou o contrário.  O novo estudo também publicado na Mayo Clinic Proceedings  revelou que dormir com o cão (seja na cama ou no chão do quarto), pode afetar a qualidade e a saúde do sono do dono.

Os pesquisadores, reúne uma equipe de pneumologistas, estatísticos e psicólogos. Eles observaram 40 adultos saudáveis ​​sem distúrbios do sono, que todos dormiam com cachorros na cama ou em outro lugar do quarto. Os participantes foram avaliados por um total de cinco meses, mas durante sete noites, eles e seus cães usavam rastreadores de atividade para monitorar seus hábitos de sono.

No lado dos cães foi tudo bem. Os donos que despertaram durante a noite não alteraram o sono dos animais. Na verdade, dormir com o dono se revelou melhor para a saúde do sono do animal. Mas com o dono as coisas são diferentes.

Estudo revela que dormir com o animal de estimação melhora a qualidade do sono

A diferença entre participantes que deixavam seus cães dormirem na cama e os que compartilhavam apenas o mesmo quarto, não era óbvia. As pessoas com cães nos quartos, mas não nas camas, tinham um nível de eficiência de sono de 83% e as pessoas com cães nas camas tinham uma taxa média de eficiência do sono de 80%. Nenhuma dessas taxas é alarmante: 80% é considerado como um sono eficiente e satisfatório.

Utilizando uma sonda profunda que revela pequenos despertares do sono, revelou que o dono acorda por alguns segundos por diversas vezes quando dormem com seus cães. De acordo com estudos prévios, pequenas interrupções do sono é o mesmo que ter apenas quatro horas de sono consistente.

É certo deixar cães dormirem na nossa cama, comer na mesa e lamberem nosso rosto?

Assim, eles concluíram que dormir com animais de estimação pode proporcionar benefícios para alguns proprietários. Mas as pessoas vulneráveis ​​a problemas de saúde e pessoas com sonos leves ou distúrbios do sono poderiam se beneficiar passarem a deixar o melhor amigo fora do quarto durante a noite.

 

medicaldaily  Artigos: Michal Kahn et al  / Salma L. et al  / Lois E. Krahn et al