Urso com língua gigante impressiona veterinários: “nunca vimos isso antes”. Assista ao vídeo da cirurgia de remoção

Urso com língua gigante impressiona veterinários

Nyan htoo, um urso-negro-asiático, já nasceu com um problema grave e sem registros na literatura veterinária. Sua língua era extremamente grande e inchada na ponta. Ficava caída para fora da boca e tinha o tamanho aproximado de um melão. Seu problema impressionou os veterinários.

O urso foi resgatado de traficantes de animais selvagens e seria vendido ilegalmente. Ele seria morto para retirada de sua vesícula biliar. Os praticantes de medicina tradicional na Ásia usam frequentemente a bile de ursos para tratar tudo, desde câncer até ressaca.

Aos 18 meses, o urso era incapaz de fechar a mandíbula. Sua língua arrastava no chão enquanto andava varrendo germes. Além disso, o órgão vivia com feridas infeccionadas. Sua alimentação era extremamente difícil e ele precisava sempre ingerir alimentos parcialmente triturados.

Felizmente a veterinária Heather Bacon, da Universidade de Edimburgo, parte da sua operou Nyan htoo para remover a língua gigante. Em consenso com outros cirurgiões veterinários, ela resolver amputar totalmente o órgão que já pesava 3 kg ao todo.

A causa da língua gigante

Na verdade, a razão para aquela língua enorme ainda é um mistério. Os veterinários acham que o urso pode ter elefantíase. Aquela doença em que um parasita pode causar inchaços em tamanhos astronômicos, no membro infectado. No entanto, essa doença nunca foi diagnosticada em ursos e, portanto, não há ainda como afirmar.

Amostras da língua foi enviada para análise. O urso se recuperou bem e já come alimentos nunca antes experimentados.

hypescience / nationalgeographic