Animais

Imagens de dois leões machos tendo sexo “recreativo” deixaram a internet impressionada. “Eles fazem porque gostam”, disse especialista

Leões machos com comportamento homossexual impressionou a internet

A ciência até hoje não consegue explicar, com certeza, o comportamento homossexual dos animais. De fato, como já falamos em outros textos, diversas espécies podem se comportar assim. Um exemplo interessante são os carneiros que formam pares com outros machos e não voltam a ter contato com fêmeas. Isso acontece em 8% dos machos de um rebanho. Um artigo recente, publicado no jornal online PLoS ONE mostrou ao mundo primeiro caso confirmado de gorilas selvagens lésbicas foram observadas “copulando”.

A verdade é que a ideia de que outras espécies só acasalam com fins reprodutivos, já caiu por terra. No entanto, as pessoas ficaram muito surpresas quando um fotógrafo amador, Russ Bridges, captou o momento em que dois machos “acasalavam” em público, enquanto uma fêmea repousava desinteressada ao lado, no Yorkshire Wildlife Park, na cidade inglesa de Doncaster.

Os dois machos são irmãos, e a diretora do parque disse que essa “brincadeira” sempre aconteceu entre eles. E acrescentou que há um estudo relatando que pelo menos 8% das “montadas” dos leões eram em outros machos. “O problema é que o leão remete a virilidade do macho. Mas a verdade é que muitos deles experimentam sexo homossexual recreativo, ou seja, sem fins de reprodução, lógico”, concluiu.




O biólogo Bruce Bagemihl, autor do livro Exuberância Biológica – Homossexualidade Animal e Diversidade Natural, diz que a explicação pode ser simples: eles fazem porque gostam. Segundo ele os leões, e outros animais, não precisam se preocupar em sair ou não do “armário” ou com o preconceito. Eles sentem vontade e fazem!

revistagalileu

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo