Um anfíbio que “amamenta”? Como assim, gente?

3551

Você sabe o que significa cuidado parental? Cuidado parental é um mecanismo que os progenitores utilizam para assegurar a sobrevivência de sua prole, simplificando, é o cuidado que os pais têm com os filhos. Uma forma de garantir a sobrevivência dos filhotes é fornecer alimento para eles.

Em um artigo publicado na Revista Nature, pesquisadores apresentaram um anfíbio apodo pertencente ao grupo das cecílias, chamado Boulengerula taitanus, apresenta uma forma incrível de transferência de nutrientes da mãe para a prole. Essa é uma espécie ovípara (esses animais colocam ovos) com desenvolvimento direto (não apresentam forma larval). Grande parte dos cecílianos ovíparos garantem a nutrição da prole através da gema do ovo. Mas nessa espécie, durante a incubação, as fêmeas de Boulengerula taitanus transformam sua pele, liberando secreções e modificando sua espessura, para que a mesma sirva de alimento para fornecer nutrientes para sua prole.

Assim que os filhotes nascem eles permanecem junto à mãe até que atinjam um determinado tamanho, eles apresentam uma dentição especializada que utilizam para raspar a pele materna modificada e dessa forma conseguem se alimentar. Esse comportamento incrível é um modo incomum de cuidado parental, que envolve adaptações notáveis tanto das mães quanto dos filhotes.

Muitos cecílianos podem se alimentar da sua própria pele, mas em contraste, filhotes de Boulengerula taitanus dependem completamente dos nutrientes fornecidos através da pele materna para garantir seu crescimento, assim como o leite dos mamíferos que fornece lipídios para seus filhos, a pele desse anfíbio também. A pele dos anfíbios é frequentemente associada a secreções tóxicas com função defensiva, dessa forma deve haver uma regulação das toxinas enquanto os filhotes estão se alimentando, para que os mesmos não sofram nenhum dano. Esse é ou não é um comportamento incrível?

A figura B – original do artigo – mostra os filhotes se alimentando da pele da mãe.
Artigo: Kupfer et al