Mulher

Médica explica que menstruação escura pode ser gravidez, endometriose e mais 3 outras coisas

Menstruação escura: ginecologista explica o que pode ser

Médica explica que menstruação escura pode ser gravidez, endometriose e mais 3 outras coisas
3.9 (77.14%) 7 votes

É considerado normal quando a menstruação desce em pouca quantidade e escurecida. Geralmente a menstruação escura acontece no final do ciclo e não indica qualquer problema de saúde. No entanto, é preciso ficar atenta a este sintoma, quando ele é recorrente (acontece todo mês) e em grande quantidade. Por isso, é importante saber o que pode ser e buscar ajuda de um ginecologista.

A ginecologista e obstetra, Dra. Sheila Sedicias explicou ao site Tua Saúde que a menstruação escura e espessa, conhecida como borra de café, possui pelo menos 5 causas que merecem ser investigadas.




1- Você pode estar grávida

Nas primeiras semanas de gestação é comum que as futuras mamães “menstruem “ um sangue espesso, marrom ou quase preto. Isso está relacionado com o momento em que o embrião se prende nas paredes do útero. Mas, se este sangramento surge durante um estágio avançado da gestação, pode indicar gravidez ectópica ou aborto. Assim, é recomendado buscar ajuda urgente de um obstetra.

2- Você pode estar com DST



Este tipo de sangramento é também característico de doenças sexuais causadas por bactérias como a clamídia e a gonorreia, por exemplo. A ação das bactérias pode causar uma degradação mais rápida do sangue da menstruação, tornando-o escuro e espesso. As bactérias também dão ao sangue menstrual um odor fétido acompanhado de dor abdominal e febre.

3- Pode ser endometriose

Um dos sintomas da endometriose é justamente sangramentos escuros, do tipo borra de café, que podem acontecer tanto dentro, como fora da menstruação. A endometriose acontece quando há um crescimento de tecido endometrial fora do útero. Para saber o que pode ser é preciso observar a quantidade de sangramento. Neste caso, o sangramento pode durar até 7 dias e será na maioria dos dias escuro, do tipo borra de café.



4- Pode ser problemas na tireoide

Problemas da tireoide sempre desregulam os hormônios e, nestes casos é comum que o sangue menstrual escuro seja causado por baixos níveis de progesterona. Assim, quando surgem alterações hormonais provocadas por problemas de tireoide, a menstruação costuma descer com essa característica espessa e bastante escura.

5- Pode ser menopausa

Por causa da baixa produção de estrogênio e progesterona, assim como pela falta de ovulação na mulher durante o processo de pré-menopausa, o sangramento menstrual pode vir com coágulos e/ou muito escura, como borra de café. Normalmente acontece por volta dos 50 anos de idade, e se você está com este sintoma, é possível que o processo de menopausa esteja acontecendo. É bom procurar ajuda médica para tratamento adequado.

 

tuasaude / anticoncepcional

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo