Essas são 5 coisas que todos nós fazemos que estão destruindo nosso cérebro e causando deficiência cognitiva

Maus hábitos que destroem o cérebro e diminui a inteligência

Nosso cérebro nunca para de funcionar, mesmo quando dormimos profundamente, ele sempre está ativo. Isso quer dizer que nossos neurônios estão sempre em intensa atividade. Com isso, a saúde cognitiva vai diminuindo conforme passam os anos. Isso, faz com que, em idades mais avançadas, passamos a ter dificuldade de concentração, esquecer as senhas que sempre usamos,  nome de pessoas, entre outras coisas. Mas, cientistas dizem que maus hábitos destroem o cérebro e detonam a inteligência dos seres humanos.

Tudo isso está intimamente ligado à vida útil de nossas células cerebrais. Existem pequenos hábitos que consideramos “normais” na nossa vida, mas que contribuem para a morte de nossos neurônios. Manter o estímulo cerebral é indispensável. Veja a seguir 5 maus hábitos que estão matando seus neurônios.

1- Não tomar café da manhã

Um estudo realizado com crianças mostrou ficar sem se alimentar de manhã pode causar danos nos neurônios e dificultar o funcionamento cognitivo. No estudo as crianças em idade escolar que costumavam tomar café da manhã tiravam melhores notas na escola, sobretudo nas áreas de ciências. Por certo, o café da manhã desempenha um papel fundamental no metabolismo e no peso corporal. Nesse sentido, também é necessário para ativar o cérebro na primeira hora da manhã.

A falta de proteínas, vitaminas e nutrientes no café da manhã causa degeneração cerebral. Consequentemente,  pode levar à morte de neurônios pela sobrecarga que ocorre durante as atividades do dia a dia.

Leia também: Atenção tripofóbicos: estudo revela que tripofobia é um forte sentimento de nojo e não de medo como dizem!

2- Dormir pouco

Um estudo da Universidade de Rochester (EUA), publicado na revista Sleep, comprovou que, falta de sono pode promover processos de neurodegeneração. Enquanto isso, pelo contrário, uma boa noite de sono pode ter uma grande importância para a manutenção cerebral. O estudo também mostra que o sono acelera a limpeza de toxinas do cérebro. Entre essas toxinas estão a beta-amiloide que, cumulativamente, promove a doença de Alzheimer.

3- Não conversar (pessoalmente) com outras pessoas

Pesquisas realizadas na Universidade de Michigan, (EUA), mostraram que apenas 10 minutos de conversação todos os dias são suficientes para aumentar a capacidade mental de alguém. A conversa pode ser pessoalmente ou por telefone e não vale mensagens de textos. Este tipo de interação, segundo o estudo, favorece a capacidade de raciocínio rápido para engajar a conversa e isso causa um estímulo extra no cérebro.  Segundo o psicólogo, Oscar Ybarra autor do estudo, a socialização é tão eficaz quanto os tipos mais tradicionais de exercícios mentais.

4- Dormir com a cabeça coberta

Este é um mau hábito bem comum. Uma vez que,  você cobrir a cabeça com lençol ou cobertor quando for dormir, ficará mais exposto ao dióxido de carbono que seu organismo libera ao expirar. Aliás sabemos que a gente inspira oxigênio e expira dióxido de carbono. Isto pode levar ao aumento da pressão sanguínea e dor de cabeça.  Ao mesmo tempo, estudos também apontam problemas como demência e Alzheimer causados por este hábito aparentemente inofensivo.

5- Não ter hábito de leitura

A falta de estímulo é uma das grandes causas de danos nas células do cérebro. Conforme comprovação de diversos estudos, a leitura é uma ótima forma de estimular os neurônios. Um estudo realizado por neurocientistas da Universidade Johns Hopkins, (EUA), apontou que a leitura de livros pode ser um exercício valioso para o cérebro, já que quando lemos, o sangue flui para diversas áreas associadas à concentração e, no caso de uma leitura mais crítica, também para áreas menos ativas do cérebro. Logo, o estudo conclui que a forma de leitura afeta o cérebro e pode indicar formas de treiná-lo para ser cada vez melhor em atividades que exigem compreensão e concentração.

melhorcomsaude / estantevirtual Artigos: umich  / cambridge