Dor nos testículos: Veja 5 causas mais comuns que deixam seu “saco” dolorido e aprenda a identifica-las

Dor nos testículos: a dor no saco pode ser doença

dor nos testículos é uma reclamação que preocupa – e muito – os homens. O desconforto acomete um ou ambos os testículos. A ” dor no saco ” pode se situar apenas no testículo ou propagar-se para outras regiões (baixo abdômen, raiz da coxa e para a região lombar).

Os testículos são muito sensíveis, e até mesmo uma pequena lesão pode causar dor ou desconforto. Mas, pode ser doença também, por isso é bom ficar atento.

Na verdade, em jovens adultos e adolescentes é comum haver queixas de leve dor nos testículos sem outros sintomas associados. Nesses casos a dor nos testículos é inespecífica e costuma desaparecer com o tempo. Afinal, muitas vezes não se consegue identificar uma causa.

No entanto, existem várias causas para as dores testiculares, algumas de pouca importância clínica, outras mais graves com necessidade de pronto atendimento.

Causas mais comuns de dor nos testículos

Varicocele

15% dos homens adultos são acometidos por essa doença, geralmente, o testículo dolorido é do lado esquerdo, mas que também pode afetar apenas o direito ou ambos.

A varicocele é uma dilatação das veias dos testículos que provoca o acúmulo de sangue. Por isso, causa um grande desconforto local. É comum sentir dor nos testículos e sensação de peso na região escrotal.

Essa dor,  que piora ao longo do dia e piora especialmente após caminhar ou fazer alguma atividade física.

Hérnia inguinal

Às vezes o problema nem é nos testículos. É o caso da hérnia inguinal, uma protrusão de uma alça do intestino através de um orifício que se formou na parede abdominal na região da virilha.

Esse problema, de certo, é mais comuns nos homens na qual a alça intestinal é empurrada para baixo formando uma hérnia dentro da bolsa escrotal. Para reconhecer o problema é simples: a dor surge quando o homem se levanta ou pratica alguma atividade física.

Quando se deita ou fica em repouso, a hérnia se recolhe e o nódulo desaparece. Ao mesmo tempo, quando está de pé ou sentado, ocorre um “crescimento” do testículo afetado.

Orquite

A orquite é a inflamação do testículo, frequentemente, causada por certos tipos de infecções bacterianas ou virais. Dessa forma, a doença causa inchaço doloroso na região.

Você poderá desconfiar de orquite, então, se além da dor no testículo, tiver febre, sangue no esperma e aumento da dor ao mover ou usar o pênis. Em alguns casos, pode haver vermelhidão e inchaço da bolsa escrotal.

Torção do testículo

Este problema exige pronto atendimento. Ocorre, então, quando há um defeito na fixação do testículo à bolsa escrotal. Isso permite que o mesmo fique “pendurado” sem fixação.

Ao mesmo tempo, pode girar e torcer o cordão espermático, causando compressão das estruturas em seu interior. Neste caso, uma excruciante dor nos testículos que surge de repente, normalmente, após exercícios físicos ou traumas.

A torção pode ocorrer durante o sono, se há grande movimentação involuntária do músculo cremaster. Nesse caso, então, o paciente acorda já com intensa dor.

torção testicular dor nos testículos
A torção testicular causa intensa dor nos testículos e é considerado uma urgência médica.

 “Bolas azuis”

Em algumas ocasiões, quando a excitação sexual masculina não resulta em ejaculação, pode ocorrer o que chamam de “bolas azuis”. Durante a excitação prolongada que não se segue de ejaculação pode haver uma congestão de fluídos  na região, causando dor nos testículos após forte excitação.

Quando isso acontece, pode haver um acúmulo de sangue na região dos testículos deixando-os levemente azulados. Em tal caso, a sensação é bastante dolorosa.

Embora incômoda, essa dor nos testículos após excitação prolongada é completamente inofensiva. O tratamento mais comum, decerto, é ejacular, seja através de relações sexuais ou por “justiça com as próprias mãos”.

Outros problemas que causam dor nos testículos

As doenças acima citadas podem causar dor, mas a dor no testículo é muitas vezes o resultado de outros problemas médicos que requerem tratamento. Podemos citar, por exemplo:

  • dano aos nervos do escroto causado pela neuropatia diabética
  • epididimite, ou inflamação dos testículos, causada por clamídia
  • uma hidrocele, que é caracterizada pelo inchaço do escroto
  • uma hérnia inguinal
  • pedras nos rins
  • espermatocele ou fluido no testículo
  • e, por fim, um testículo que não desceu

Dor nos testículos durante a relação sexual

A excitação sexual causa vasocongestão (aumento do fluxo sanguíneo) dos órgãos genitais e isso pode causar alguma dor congestiva nos testículos. 

Essa dor é comum e geralmente é aliviada pela ejaculação. Contudo, existem outras causas mais sérias, que podem levar a esse sintoma durante o sexo como a torção do testículo ou outra doença intra-escrotal como a epididimite. 

Portanto, se a ejaculação não aliviar a dor, o ideal é buscar uma ajuda médica para uma avaliação andrológica.

Dor nos testículos e na virilha

Esse é um sintomas muito comum da hérnia inguinal. Como já explicado,  essa condição ocorre quando o intestino penetra através de um orifício na parede abdominal na área da virilha causando desconforto local.

No homem, a hérnia inguinal provoca abaulamento nesta região, com dor discreta nos testículos e virilha associadas, que piora com o esforço abdominal.

Quando devo ir ao médico por dor nos testículos:

De acordo com Dr. Steve Kim, especialista em medicina familiar [1], você deve procurar um médico se a dor nos testículos vier acompanhada de:

  • um caroço no saco escrotal
  •  febre
  • escroto vermelho, quente ao toque ou sensível
  • se você esteve recentemente em contato com alguém que tem a caxumba

Você deve procurar atendimento médico de emergência se sua dor nos testículos se:

  • a dor é repentina e muito forte
  • a dor ocorre junto com náusea ou vômito
  • a dor é causada por uma lesão dolorosa ou tiver inchaço após uma hora

Conclusão

Apesar de parecer assustador, o  médico pode tratar com sucesso a maioria dos casos de dor nos testículos. Contudo, uma infecção não tratada, como clamídia ou uma doença grave, como torção testicular, pode resultar em danos permanentes aos testículos e ao escroto. Ao mesmo tempo, danos podem afetar a fertilidade e a reprodução.

opinião médica: Dr. Steve Kim, especialista em medicina familiar [1]