Dieta sem glúten, recomendada por blogueiros, pode estar causando Diabetes tipo 2 nas pessoas, diz estudo

2612
Dieta sem glúten pode causar diabetes mellitus

Você costuma fazer dietas aleatórias e seguir “modinhas” de dietas que vê pela internet? Então, você corre um sério risco de ficar doente e ainda não alcançar o seu objetivo. Antes de fazer uma “reeducação”, sendo com dieta sem glúten ou com glúten é necessária uma avaliação médica nutricional. Somente esses profissionais podem, em conjunto, analisar cada caso individualmente, isso porque temos um metabolismo único e diferente de cada pessoa.

Nas redes sociais iniciou uma campanha contra o glúten que só cresceu com os anos, mas você já parou para pensar: o que é glúten mesmo? É uma proteína, na verdade, um conjunto delas, composta de dois grupos de proteínas, a gliadina e a glutenina, encontrada dentro de grãos de trigo, cevada e centeio. Essa proteína só não é digerida por aqueles que possuem a doença celíaca, onde não conseguem realizar a digestão dela e apresentam sintomas de inchaço, dor e diarreia.

A dieta sem glúten

A dieta sem glúten pode influenciar negativamente a sua saúde, como demonstra um estudo realizado pela Universidade de Harvard que foi apresentado numa reunião da Associação Americana do Coração em Portland, na qual examinou 200.000 participantes ao longo de 30 anos e descobriu que aqueles que evitaram a proteína ou retiraram ele completamente de sua dieta apresentou 13% maior chance de desenvolver diabetes tipo 2.

O Dr. Geng Zong  de Harvard queria determinar se o consumo dessa proteína afetaria a saúde das pessoas sem  restrição. Ele lembra que alimentos sem essa proteína frequentemente têm menos fibra e outros micronutrientes. Durante o período de acompanhamento durante os 30 anos, 15.942 casos de diabetes tipo 2 foram diagnosticados. O estudo revelou que aqueles que tinham uma maior ingestão de dessa proteína eram menos propensos a desenvolver diabetes tipo 2.  Além disso, aqueles com restrição de glúten comiam menos fibras. E como já sabemos, as fibras são conhecidas como protetoras contra o diabetes tipo 2.




O Dr. Zong afirmou que pessoas que não possuem nenhuma restrição dessa proteína devem reconsiderar uma dieta balanceada que contenha glúten. Essa atitude ajudará a prevenir doenças crônicas, principalmente o diabetes mellitus. Ele diz que não há quase nenhuma evidência científica de que uma dieta sem glúten traga benefícios para a saúde. Além disso, se for necessário, realizar o teste para saber se você possui algum problema ou intolerância ao glúten. E atenção:  nada de dietas malucas ou moda de blogueiros sem a devida orientação médica.

iflscience / tuasaude  Artigos: medicalnewstoday /  nurseshealthstudy