“Estou com coceira no ânus”. Veja os motivos mais comuns para sentir prurido anal

40553
Coceira no ânus: Veja as causas mais comuns para sentir prurido anal

A coceira no ânus, também conhecida como prurido anal, é muito comum e pode ocorrer dentro ou em torno do ânus. Na maioria das vezes, é muito intensa, por isso, vem acompanhada de uma vontade irresistível de coçar esta área, o que causa uma sensação desconfortável e muito embaraçosa. Muitas vezes surge durante a noite, com o calor da cama, ou após a defecação. Apesar de ser muito comum, é preciso ficar atento às suas causas.

De acordo com o coloproctologista Dr. João Ricardo Duda, essa é uma queixa muito frequente nos consultórios. Acredita-se que a rica inervação na região anal e perianal seja a razão para a sensibilidade aos potenciais irritantes locais. Embora a coceira no ânus quase sempre seja passageira, existem algumas causas que necessitam de ajuda médica. Veja a seguir, quais as principais razões que levam a sentir prurido anal.

1- Higiene pessoal

Essa é, geralmente, a causa mais comum do prurido anal. Por incrível que pareça, algumas pessoas não fazem a higiene anal correta e na hora de defecar não cuida para que a região seja limpa corretamente. Resquícios de fezes podem causar muita coceira anal. É indispensável também, que durante o banho seja feita uma higienização adequada. Aliás secar é importante, pois deixar a área úmida pode causar assaduras e coceira no ânus. Além disso, atente para o uso de lenços umedecidos, papel higiênico com perfumes e corantes. Esses produtos podem causar alergia em algumas pessoas.

2- Vermes causam coceira no ânus

Quando a coceira no ânus é intensa e ocorre especialmente a noite, pode indicar infecção por oxiúros (Enterobius vermicularis). Esses vermes têm hábitos noturnos e por isso, é neste período que a pessoa sente mais coceira no ânus. Seu diagnóstico é simples de ser feito e consiste na observação dos sintomas e em colar uma fita adesiva na região anal, observando-a logo a seguir. Os pequenos vermes poderão ser vistos colados na fita adesiva, à olho nu. Além disso, quando a infestação é forte pode ocorrer emagrecimento, enjoo, irritabilidade, dificuldades em dormir.

3- Doenças de pele

Doenças como psoríase e dermatite de contato podem causar prurido anal intenso. A psoríase é uma doença genética que se caracteriza por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas. Essas placas aparecem com maior frequência no couro cabeludo, cotovelos e joelhos, mas pés, mãos, unhas, a região genital e o ânus também podem ser afetados.

A dermatite de contato, ou eczema, é um tipo de reação na pele que ocorre devido ao contato com alguma substância que causa alergia ou irritação que leva à inflamação, gerando sintomas como coceira, vermelhidão e inchaço. Ás vezes o uso de um sabonete, papel higiênico ou roupa íntima diferente podem causar este problema.

4- Hemorroidas causam prurido anal

Muita gente não sabe, mas, em muitas pessoas que sofrem de hemorroidas o prurido anal é um sintoma frequente. Hemorroidas são varizes que se formam nas veias do ânus e reto. Surgem em consequência do excesso de pressão permanente sobre as veias retais ou anais quando o paciente permanece muito tempo sentado, por exemplo. Um dos sintomas de hemorroidas é justamente a coceira no ânus.

5- Fungos no ânus

A micose é uma doença infecciosa da pele ou das membranas mucosas causadas por fungos microscópicos. Uma micose do ânus, ou micose anal, é uma infecção da região anal por minúsculos fungos que se multiplicam nesta área. Ela é comum em bebês, com camadas úmidas favorecendo a maceração e o seu desenvolvimento. Os principais sintomas são coceiras e vermelhidões da área entre as nádegas. Contudo, quando ocorre em adultos  coceira no ânus é mais comum.

proctos / tuasaude / saude