Médicos queriam tirar um câncer do pulmão, mas durante cirurgia descobriram que o tumor era um brinquedo aspirado há 40 anos

Quando as coisas parecem estar bem mal, na verdade, estão perto de melhorar, já dizia minha avó. Depois de passar mais de um ano tentando tratar uma pneumonia, que produzia grande quantidade de muco e gerava muita tosse, um homem do Reino Unido de 47 anos, recebeu a notícia que ninguém quer receber: ele estava com suspeita de câncer de pulmão e os médicos precisam operá-lo urgentemente para retirada do suposto tumor.

Foi quando buscou uma clínica respiratória e as várias radiografias feitas no pulmão indicavam a presença de uma massa homogênea no pulmão direito que reduziu significativamente o volume do órgão. Parecia um tumor maligno e uma broncoscopia era inevitável.

Durante o procedimento os médicos encontraram um objeto estranho alojado no pulmão e o removeram com fórceps. Foi uma surpresa quando examinaram de perto e perceberam que o “tumor” na verdade era um cone de trânsito de brinquedo.

O homem então relatou que no aniversário de 7 anos ganhou um kit Playmobil e provavelmente deve ter aspirado uma das peças do brinquedo, já que, brincando com peças na boca, sempre acontecia de engolir alguma sem querer. É possível que, já que o paciente era tão jovem quando inalou o cone, sua via aérea tenha sido capaz de se adaptar ao redor, absorvendo-o no revestimento da mucosa.

Os médicos contaram que é muito comum crianças desta idade engolirem ou aspirarem objetos, mas, com sintomas de 40 anos mais tarde é inédito na literatura médica. Depois de 4 meses da remoção do objeto, a tosse persistente do paciente havia desaparecido, e a consolidação do tecido pulmonar diminuiu. Ao final de tudo, o homem não tinha nenhum câncer, que bom!

hypescience