Médica afirma: “Faz mal segurar os gases intestinais”. Aqui estão 3 bons motivos para você soltar seus ‘puns’ seja onde for

16753
Faz mal segurar os gases intestinais pum, peido, flatulência

O pμm são gases que saem pelo ânus, acompanhado ou não por som. Dependendo da velocidade que for expulso e da contração de uma espécie de válvula, ele será mais barulhento ou silencioso. Muita gente fica constrangido do soltar seus gases intestinais. Mas, uma especialista explicou que soltar flatulência (peido) é essencial para nossa saúde. Ela garante que faz mal segurar o pum.

Especialistas explicam que os gases, como arroto e pum, são liberados de forma involuntária (sem depender da nossa vontade) pelo organismo e, na maioria das vezes, é possível segurá-los. Mas nem sempre dá para escolher quando ou não se pode eliminá-los.

O fato é que, em um ambiente fechado e cheio de gente pode ser tornar um verdadeiro pesadelo para quem está prendendo o pum. Além do mau cheiro que pode ser provocado e do constrangimento, segurar os gases por muito tempo pode fazer mal para o organismo. Veja 3 razões para liberar sempre que sentir vontade!

1- Distensão abdominal

A gastroenterologista Amanda Buchmann explicou que quando o ar fica preso nas curvas do intestino, podemos sentir cólicas ou dores em pontadas. A dor é comum no meio e na parte superior da barriga de cada lado. Isso acontece porque todas as vezes que prendemos uma bolha de gás, ela volta para o interior do intestino, se junta com outras bolhas, ficando maior. Segurar durante muito tempo, pode causar distensão intestinal, e essas dores podem se tornar bem intensas.

2- Indicador de saúde

Apesar de parecer nojento, o pum pode dizer muito sobre nossa saúde. Em geral, o excesso de gases intestinais costuma estar relacionado à dieta, mas ele pode ser um sinal de alguma doença do trato gastrointestinal. O excesso de gases, por exemplo, pode estar relacionado à Síndrome Do Intestino Irritável. Preste atenção ao gás que você solta durante o dia. É frequente? Tem um cheiro muito forte? Há alguma dor?

Assim, se você tem qualquer dor ou mudanças bruscas e acreditar que não está relacionado com a alimentação, procure o seu médico.

Leia também: Mau cheiro no umbigo: médico explica o que pode ser umbigo fedido

3- Cheirar gases intestinais faz bem

Isso pode soar como ridículo, mas o fato é que um estudo de 2014 publicado no no Journal Medicinal Chemistry Communications, concluiu que o gás Sulfeto de Hidrogênio, que é encontrado também do cheiro exalado de ovos podres e no pum humano, pode reduzir o risco de doenças como o câncer, ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais, artrite e até demência (Alzheimer).

A exposição celular ao gás parece prevenir o dano mitocondrial. Ao que parece, o sulfeto de hidrogênio produzido enquanto as bactérias vindas do alimento se decompõem no corpo, pode resultar em futuras terapias para uma variedade de doenças.

Está convencido agora?

Leia também: A ciência do “pum”: existem coisas sobre seus gases intestinais que provavelmente você não sabe

dgabc / cuidadospelavida / blastingnews