Estudo registrou queda absurda na população de insetos voadores. Cientistas falam em um colapso no ecossistema do planeta

1715

Pesquisas realizadas na Alemanha mostraram uma queda na população de insetos voadores. A redução chega a 75% e preocupa os cientistas, já que a maioria dos lugares estudados pertencem a reservas ambientais. As causas dessa queda enorme ainda não estão claras, mas o uso de pesticidas e adubos na agricultura podem ser grandes indicadores e fatores dessa queda em grande escala.

Esse é o primeiro estudo que observou toda a população de insetos voadores mostrou essa redução. Eles explicam que isso pode ser observado pelo número de insetos que batem no pára-brisa. Esse efeito pode demonstrar a redução dos insetos, que já não batem mais no carro em movimento como batiam antigamente.

Os dados mostram a diminuição de insetos diferentes, como abelhas, borboletas e mariposas. O declínio foi observado em diferentes condições climáticas e em diferentes habitats, o que comprova que esses fatores não interferiram na queda.

Como as causas ainda não foram definidas, é importante adotar medidas que atraiam insetos, utilizando polinizadores e estratégias que visem diminuir os danos da agricultura intensiva. As causas dessa diminuição também devem ser melhores estudadas e estendidas para casa uma das populações específicas.

A morte desses insetos e a redução de suas populações afeta todo o ecossistema, pois eles são fonte de alimentos para pássaros, anfíbios, morcegos e répteis. Além disso, as plantas precisam deles para a polinização.

bbc