Estudo científico revela que dançar pode reverter sinais de idade no cérebro e até prevenir o Alzheimer

2327

Sabemos que a atividade física é fundamental para uma vida saudável. Praticar algum tipo de esporte, caminhar, correr, nadar, musculação, entre outros são importantes para manter uma vida livre de muitas doenças. Mas para aqueles que adoram dançar eu tenho uma excelente notícia: a dança previne o envelhecimento do seu cérebro.

Um estudo realizado pelos cientistas do Centro Alemão de Doenças Neurodegenerativas em Magdeburg, Alemanha, descobriu que pessoas idosas podem reverter sinais de envelhecimento no cérebro através de atividade física, especialmente a dança que seria mais eficaz.

Participaram da pesquisa 26 pessoas, sendo 14 do grupo de “dança” com uma média de 67 anos de idade e um grupo “fitness” com 12 pessoas com uma média de 69 anos de idade. Os dois grupos passaram 18 meses realizando as atividades separadas, cada um com o seu programa específico. Ambos os grupos mostraram um aumento na região do hipocampo do cérebro, região relacionada com doenças como o Alzheimer e também que desempenha um papel importante na memória e no equilíbrio.

Porém, apenas no grupo da dança mostrou um aumento significativo na melhoria do equilíbrio, que pode ser devido às rotinas de aprendizado toda semana. Já que o grupo da dança utilizada vários gêneros diferentes toda semana e isso os mantinham com um aprendizado constante. A equipe da pesquisa quer testar novos programas de ginásticas para ajudar a prevenir o declínio durante o envelhecimento.

No artigo, os cientistas observaram que ainda são necessários maiores estudos sobre os efeitos da dança para o nosso cérebro, mas esses primeiros resultados já sugerem que dançar poderia ajudar no tratamento de doenças como o Alzheimer, como disse o Dr. Rehfeld: “A dança é uma ferramenta poderosa para estabelecer novos desafios para o corpo e a mente, especialmente na idade avançada.”

iflscience / eurekalert   Artigos:  journal