Dermatologista, especialista em câncer de pele alerta: “Bronzeadores oferecem falsa proteção!”

1671

A qualidade dos protetores solares deve ser sempre levada em conta. Nesse ramo, as loções bronzeadoras podem dar uma falsa proteção e podem ser prejudiciais para a saúde. Algumas mostram em seus rótulos uma proteção solar de 6, 15 ou 30, o que pode confundir as pessoas.

Apesar de não haver dados oficiais, é crescente o número de queimaduras devido à exposição ao sol utilizando bronzeadores e até mesmo protetores solares sem qualidade e que dizem ter um índice elevado.

O Dermatologista Dr. Osvaldo Correia, secretário da Associação Portuguesa do Cancro Cutâneo (APCC) diz em comunicado oficial que esses bronzeadores e loções tem apelo de bronzear a pele e se baseiam no mito de que pele bronzeada é uma pele saudável. Na verdade, uma pele bronzeada em excesso é uma pele envelhecida em vez de saudável.

O médico alerta que é preciso prestar atenção também nos protetores solares, que hoje se apresentam em formas fluidas, transparentes, espumas e sprays que podem influenciar na quantidade e na forma certa de aplicação, mascarando a real proteção que eles deveriam apresentar. Muitas vezes essas novas fórmulas devem ser reaplicadas várias vezes ao dia para que a proteção seja realizada.

Segundo Dr. Osvaldo, quando essas novas fórmulas de protetores estão associadas com bronzeadores, o risco aumenta. Para pessoas de pele mais escura, uma proteção menor é suficiente para a pele não ficar vermelha, mas a exposição aos raios ultravioleta pode agredir a pele.

É crescente o número de pessoas com câncer de pele em idade jovem, com 20 ou 30 anos, resultante de exposição prolongada ao sol e ao mau uso de proteção. É importante lembrar que a agressão a pele pode ter consequências também a curto prazo, e a exposição ao sol deve ser feita na hora adequada e sempre com proteção aos raios ultravioleta.

zap.aeiou