Crise de pânico ou Hipoglicemia? Isso pode parecer bizarro, mas as duas condições têm praticamente os mesmos sintomas

síndrome do pânico é um tipo de transtorno de ansiedade no qual ocorrem crises inesperadas de desespero e medo intenso de que algo ruim aconteça, mesmo que não haja motivo algum para isso ou sinais de perigo iminente. Quem sofre deste transtorno  passa por um estímulo que leva o organismo a entrar em estado de alerta extremo, hiperativando o sistema nervoso e provocando um medo intenso e sinais físicos.

A hipoglicemia ocorre quando há uma redução dos níveis de glicose (açúcar) no sangue. Como a glicose é a principal fonte de energia do organismo, a ocorrência de hipoglicemia produz sinais que só desaparecem se o nível sanguíneo de glicose for corrigido. Embora a maioria dos casos de hipoglicemia ocorra como efeito colateral do tratamento do diabetes, ela também pode surgir, em pacientes não diabéticos.

Os médicos dizem que é muito comum que pacientes adentram ao Pronto Socorro confundindo os sintomas destas duas condições. Embora uma seja física e a outra seja mental, as duas têm sintomas em comum, o que pode confundir uma pessoa leiga e fazê-la acreditar que está com o acometimento errado.

Em ambos os casos, há suor intenso (sudorese), falta de ar com dificuldade de respirar, tremor dos braços e pernas, palidez, náuseas, alterações no ritmo cardíaco, geralmente levando a taquicardia e vertigem, sensação de que vai desmaiar. Por isso, saber diferenciar essas duas condições, é muito importante.

Observe os seguintes sintomas

Verifique o hálito: A hipoglicemia faz a pessoa ficar com o hálito forte bastante característico, por conta das alterações metabólicas. A síndrome do pânico não leva a esta manifestação.

Desmaio: Raramente uma crise de pânico levará a pessoa a um desmaio, já na hipoglicemia é possível ocorrer desmaio e até convulsão.

Dor no peito: Durante uma crise de pânico, a pessoa geralmente sente um aperto no peito, com dor. Algumas vezes, o incômodo é tão assustador que é a crise de pânico é confundida com infarto. Já na hipoglicemia, isso não ocorre.

É bom saber também que no caso de Síndrome do Pânico, a pessoa em crise, ficará bem assim que acalmar, não sendo necessária a ingestão de qualquer alimento. No caso da hipoglicemia, uma crise só passa com a ingestão de um alimento doce ou adocicado.

minhavida / vix