Não pode tirar os sapatos perto dos outros? Médico dá 9 dicas de como acabar, de vez, com o chulé

Como acabar com o chulé do sapato e do pé. Médico explica como fazer

A Bromidrose plantar, também conhecida como chulé costuma surgir após a puberdade e ocorrem devido à ação de bactérias sobre o suor na região dos pés. Geralmente, ocorre devido ao suor excessivo nos pés, que, quando cobertos por tênis, sapatos, sapatilhas, não permite o suor se dissipar, e então ele é fermentado juntamente com as bactérias presentes na pele produzindo o chulé. Saber como acabar com o chulé do sapato e do pé é a dúvida de muita gente. Como fazer? O que fazer?

Em muitos casos, o chulé se torna crônico e fica mesmo constrangedor quando precisa tirar o sapato perto de alguém. Mas há como se livrar do problema. Segundo o dermatologista João Paulo Junqueira Magalhães, do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, seguindo essas regrinhas que precisam ser aplicadas no dia-a-dia, você vai se livrar do problema.

Como acabar com o chulé do pé

Lavar muito bem os pés: Muita gente não dá atenção devida aos pés durante o banho. O médico explica que durante o banho é preciso limpar bem com bastante sabão entre os dedos e na planta do pé. Par ajudar no combate às bactérias os sabonetes antissépticos podem ser usados. Mas, ele alerta que os sabonetes antissépticos, não são recomendados para o corpo todo, ou seja, use apenas nos pés, pois eles não matam apenas as bactérias ruins e podem causar um desequilíbrio no corpo.

Secar muito bem: O médico recomenda que os pés sejam muito bem secos após o banho e, para isso, uma toalha separada especialmente para os pés deve ser usada. Uma atenção especial deve ser dada para a região entre os dedos.

Sapatos abertos quando possível: Se puder, opte por calçados abertos (chinelos, sandálias). Isso facilitará a respiração dos pés e permitirá a entrada de ar.

Reveze os sapatos: Nunca use sempre o mesmo par de sapatos, mesmo que sejam seus preferidos. O ideal, segundo o dermatologista, é trocar durante o dia, mas se não for possível. Mas, é importante não usar o mesmo sapato no dia seguinte, deixando aquele par usado no dia anterior em algum lugar arejado e ensolarado.

Calçados de plástico, jamais!: Não somente os sapatos com material plástico, mas também aqueles de borracha e materiais sintéticos funcionam como vedantes e não permitem a circulação do ar, o que ajuda na proliferação de bactérias.

Muito cuidado com o talco: É comum que as pessoas que lutam contra o chulé, façam uso de talcos na região. No entanto, em alguns casos, os talcos podem atrapalhar as pessoas com tendência a bromidrose plantar, já que ao entrar em contato com eles uma “pasta” pode ser formada, assim, provocando inda mais a proliferação das bactérias já existentes.

Use sempre meias de algodão: Usar os sapatos sem meias ou com meias sintéticas pode ser o motivo de seu chulé. Por isso, utilize meias de algodão, elas ajudam a absorver a umidade de seus pés. Se possível, utilize meias de corrida, elas têm uma tecnologia específica para a absorção de umidade que ajuda a manter os pés secos.

Como acabar com o chulé do sapato

Congele seus sapatos: Outra dica sensacional que poucos conhecem é “congelar” os sapatos. O frio do congelador eliminará os fungos e bactérias que causam o mau cheiro em seus calçados. Para isso, coloque seus sapatos em sacos plásticos selados no congelador. Deixe eles lá durante a noite. Vale lembrar que é preciso estar atento ao material do sapato. Alguns materiais podem danificar com esse processo, principalmente se for sintético.

Sachê de bicarbonato: Bicarbonato de sódio é muito útil para remover o chulé do sapato. Você pode preparar sachês com o pó e colocar em seus sapatos após tirá-los ao final do dia. É importante lembrar que você não deve utilizar o bicarbonato do mesmo modo que o talco. Isso porque, o esse composto possui um pH básico, o suficiente para causar irritações em seus pés. Portanto, verifique que seu calçado não tem restos de bicarbonato antes calcá-lo.

saude  / ecycle