3 coisas que você nunca deve fazer quando está com febre. Serve para crianças também!

Quando a temperatura das crianças – e adultos –  começa a aumentar, a gente se preocupa mesmo. Mas a febre é um sinal de que o corpo está lutando contra aquilo que está deixando ele doente. Na verdade, pode ser benéfico, por acelerar o sistema imunológico e criar um ambiente que a doença não consegue prosperar.

Existem algumas crendices populares que acabam piorando a situação de uma pessoa com febre. “Ah! Mas minha mãe sempre fez isso e eu nunca tive problemas”, neste caso você teve muita sorte! Algumas estratégias caseiras podem resultar em graves consequências para a saúde. Aqui estão 3 delas.

1- Tomar banho frio

Por que está errado? Nunca tome banhos frios ou gelados durante uma crise febril, pois além do desconforto, o banho frio provoca diminui a temperatura da pele, enganando os receptores de temperatura que recebem a informação de que a febre programada não foi atingida. O organismo reage aumentando ainda mais a temperatura do corpo e provocando, inclusive, uma febre “rebote”, mais alta do que o inicial.

O que fazer, então? Se durante a febre sentir que precisa de um banho, opte pelo banho morno.

2- Esfregar álcool na pele

Por que está errado? Passar álcool de uso doméstico na pele, ou colocar um pano com álcool no corpo não ajuda a baixar a febre e ainda por cima coloca a pessoa sob risco de uma intoxicação. O álcool apresenta propriedades que quando entram em contato com a pele, causa aquela sensação geladinha o que passa a impressão de que a temperatura corporal diminuiu, mas na verdade essa queda repentina da temperatura faz com que o organismo da pessoa febril entenda que é preciso eleva-la ainda mais. Além disso, a pessoa pode se intoxicar aspirando o álcool que é extremamente volátil, o álcool também pode causar ardor e ressecamento na pele.

O que fazer, então? Alivie a febre bebendo muita água e repousando em um ambiente fresco. Se a febre não for muito alta, logo o sistema imunológico agirá e a pessoa irá superá-la por conta própria.

3- Ficar embaixo de cobertores quentes e pesados

Por que está errado? Quando a febre está subindo, sentimos mais frio e automaticamente nos cobrimos de cobertores pesados. Mas isso não é bom! Apesar da sensação de frio, é importante manter a respiração corporal. Quando ela estabiliza, vem a sensação de calor e o excesso de agasalho pode causar um extremo desconforto.

O que fazer, então? Vale um moletom ou uma camiseta de algodão. O importante é vestir peças confortáveis. O algodão costuma ventilar melhor e reduz a sensação de desconforto. Não há necessidade de nada pesado. Por isso, é importante prestar atenção às roupas, para que fique confortável, especialmente quando o febril é uma criança.

tudoporemail / clinicatiocecim