3 coisas que as pessoas fazem em pequenos acidentes domésticos, mas nunca deveriam!

Mesmo durante uma pequena situação emergencial, é indispensável que o tratamento correto seja dado. Existem algumas “dicas da vovó” que precisam ser deixados de lado, pois muitos deles podem resultar em graves consequências.

1- Colocar gelo direto sobre um hematoma

Errado! É bem verdade que o gelo ajuda a reduzir as contusões, mas ele não deve ser aplicado diretamente na pele, pois você pode fazer uma queimadura a frio que resultará no mesmo nível de lesão que uma queimadura com fogo.

O que fazer: O gelo nunca deve ir direto na pele, então o correto é usar uma bolsa de gelo específica ou colocar um pano entre sua pele e o gelo. Deixe cerca de 20 minutos, remova e aguarde mais 20 minutos e aplique outra vez.

2- Usar manteiga, clara de ovo, pasta de dente para tratar queimaduras

Errado! Muita gente usa estes produtos para aliviar as dores da queimadura, pois essa sensação de algo frio sobre a queimadura pode aliviar a dor momentaneamente.  Mas, se colocar manteiga (ou azeite ou clara de ovo ou pasta de dentes…) numa queimadura, podem acontecer duas coisas: a temperatura, na zona afetada, em vez de descer pode subir; e a gordura vai potenciar o risco de infeção.

O que fazer: Na presença de uma queimadura, a prioridade é arrefecê-la, com água corrente ou soro fisiológico. Deixe água fria e corrente sobre a queimadura por 15 minutos. Nunca estoure as bolhas, pois removerá a camada protetora, deixando uma ferida aberta propensa a infecções.

3- Forçar vômito em casos de ingerir algo tóxico

Errado! Muitas pessoas dizem que vomitar fará com que o veneno saia do organismo. No entanto, isso é estritamente proibido se você foi envenenado, principalmente se o produto ingerido for de alguma forma corrosivo (detergentes, cloro, ácidos).  A única forma consiste em fazer lavagem gástrica no hospital, por isso não force o vômito, nem ofereça outros líquidos.

O que fazer: Procure o pronto-socorro o quanto antes. Nos casos em que você tenha certeza de que o vômito o fará bem, não use qualquer substância para induzir o vomito. Neste momento a melhor coisa a fazer é beber muita água morna.

tuasaude