Médico explica 5 razões que podem estar fazendo você estar dormir mal e acordar cansado

Os estudos científicos provam cada vez mais que não dormir bem, pode afetar nossa vida diária e nossa saúde. Existem inúmeras consequências a nível físico e psicológico, quando não conseguimos ter um sonho reparador.

Especialistas dizem que uma pessoa deve dormir entre sete e oito horas diárias para manter um excelente estado físico, emocional e mental. Mas, as mudanças no estilo de vida do mundo atual fizeram decair a qualidade do sono e o tempo ideal de descanso. Dr. Lucas Fustinoni do canal eClaire deu a dica de algumas coisinhas que podem estar atrapalhando você de dormir bem, confira.

Sons

O médico explicou que não são apenas sons altos que prejudicam nosso sono. “A nossa audição nunca desliga, ela está sempre alerta para despertarmos em caso de algum perigo”, disse Dr. Fustinoni. Por isso, sons de ventilador ligado, pingos na torneira, tic tac do relógio, embora não pareça, incomoda profundamente nosso sono. Procurar eliminar esses sons pode melhorar muito seu descanso.

Luzes

O ser humano é um animal de hábitos diurnos, isso significa que ele precisa da noite para descansar. Mais uma vez o médico explica que não somente as luzes do abajur ou do quarto são prejudiciais. “O nosso corpo precisa do mais escuro absoluto para poder realmente descansar”, explicou. Embora não pareça, até mesmo o relógio digital do despertador de cabeceira, o led da TV ou aquele led que fica piscando enquanto o celular carrega são grandes vilões do descanso noturno.

Malhar depois das 18:00 horas

O ideal para exercitar é na parte da manhã e à tarde. Quando malhamos a noite hormônios de alerta são liberados na corrente sanguínea e podem prejudicar o sono. O médico explica que isso não acontece com todo mundo, mas é importante observar se o motivo da sua insônia não é esse!

Celular ligado

Você já deve ter percebido que o celular  às vezes recebe notificações a noite e você sempre desperta neste momento. Não tem como evitar, até mesmo no modo silencioso, o celular acende as luzes ao receber notificações. O médico sugere que o celular fique desligado durante o sono para que não te prejudique.

Falta de rotina

O médico diz que nosso corpo adora trabalhar dentro de uma rotina. Pessoas que dormem sempre em horários diferentes, certamente terão prejuízo no sono. “Tente definir uma faixa de horário para dormir todos os dias, isso com certeza te fará acordar mais disposto sempre”, explica Dr. Fustinoni.