Medicina em festa: Gosma de lesma deu origem a uma super-bio-cola com propriedades nunca vistas antes

2043

Uma nova cola proveniente do muco produzido por lesmas pode transformar a medicina. Essa biocola é muito resistente, ajusta-se ao corpo e, o mais importante, adere a superfícies úmidas.

Cientistas do Instituto Wyss da Universidade de Harvard se inspiraram na lesma Arion fuscus, que produz um muco pegajoso para se defender de predadores. A biocola produzida é formada por dois componentes: um adesivo e um amortecedor bioquímico, que é crucial para que o componente adesivo permaneça grudado.

Os experimentos realizados, publicados na revista Science, demonstraram que a cola não é tóxica e é três vezes mais forte do que outros adesivos usados na Medicina. Suas aplicações são muito amplas: como o material é muito resistente, elástico e adaptável, sua aplicação é muito útil em tecidos como coração e pulmões.

A nova cola consegue aderir em uma superfície em três minutos e vai ganhando mais força, sendo que em meia hora, ela está tão resistente quanto a própria cartilagem do corpo.

Apesar de todas as vantagens da cola e de sua capacidade já ter sido provada em laboratório, ainda não exista uma tecnologia pronta para uso médico. Foram realizados testes em animais, em que os cientistas selaram um buraco no coração de um porco, que não vazou quando foram simulados os batimentos cardíacos. Cientistas acreditam que essa tecnologia pode inovar a área médica e ajudar a salvar muitas vidas.

bbc