Plantas e fungos

Lhes apresento a alga “olho-do-marinheiro”, uma das maiores células do mundo

A maior célula do mundo? Conheça a alga “olho do marinheiro”

Lhes apresento a alga “olho-do-marinheiro”, uma das maiores células do mundo
5 (100%) 1 vote

A alga “olho do marinheiro’, também conhecida como Alga-perolada, a Valonia ventricosa é, sem dúvida, uma das espécies mais magníficas do mundo. São marinhas e apesar do que você pode pensar, não é uma colônia de indivíduos. Sendo assim, cada “bolha” dessas é um indivíduo de uma única célula  que pode chegar a ultrapassar  5 cm de diâmetro. Por isso, muita gente a considera a maior célula do mundo, ou,  pelo menos uma das maiores.

Por ser uma única célula sua coloração definida pela quantidade de cloroplastos presentes na matriz celular e pode variar de verde claro a verde bem escuro. Elas podem ficar livres na coluna d’água ou presas ao substrato pelo rizoma.

A reprodução ocorre por divisão celular segregativa , onde a célula mãe multinucleada origina células filhas. Com isso, os rizosídeos individuais formam novas bolhas, que se separam da célula mãe. A saber, os indivíduos menores tem uma cor verde translucente muito bonita. No entanto, os mais velhos geralmente estão incrustados de pequenas algas e animais. Ou seja, ela é tão grande que algumas formas de vida multicelulares vivem nela.




Leia também: Fusão entre animal e vegetal? Lesma do mar incorpora genes de alga e consegue fazer fotossíntese

Devido ao seu grande tamanho para um organismo unicelular, o olho do marinheiro tem sido estudado extensivamente em relação à sua parede celular, e ela parece ser bem peculiar. As fibras de celulose na parede celular, que é quase tão espessa quanto o citoplasma, estão arranjadas em uma estrutura complexa, incluindo fibras paralelas e cruzadas, além de alguns estranhos redemoinhos de fibras de função desconhecida.

Apesar de alguns admirarem esta alga pela aparência exótica, e biologia peculiar, os aquaristas as detestam, já que se forem introduzidas acidentalmente em um tanque, elas acabam dominando o aquário e é difícil de se livrar dela.



A maior célula do mundo? Conheça a alga “olho do marinheiro”

A reprodução ocorre por divisão celular segregativa , onde a célula mãe multinucleada origina células filhas.

naturezaterraquea 

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo