Cáseos amigdalianos: bolinhas brancas na garganta que causam um mau hálito terrível

Cáseos amigdalianos, bolinha branca na garganta que causam mau hálito

Você tem bolinha branca na garganta? Muita gente tem. O nome disso é cáseos amigdalianos e isso causa um mau hálito terrível. Uma das piores coisas para o ser humano, é saber por outras pessoas que ela tem mau hálito (halitose). As pessoas sempre vão relacionar o mau hálito a algum tipo de descuido com a higiene bucal. Como se não pudesse ser pior, quem tem halitose acentuada, muitas vezes são excluídas socialmente, tem dificuldade de manter um relacionamento amoroso ou de fazer amigos. Pode ser que você não saiba, mas, pedras nas amígdalas podem estar causando mau cheiro.

Existem várias causas para este problema, que vão desde o tipo de alimento consumido até problemas no estômago e pouco fluxo salivar. No entanto, uma das causas mais comuns, porém pouco conhecida, são os cáseos amigdalianos, uma massa viscosa e seu nome deriva do latim caseum, que significa queijo, assemelhando-se assim a uma pequena “bolinha de queijo” com um odor forte e desagradável.

A presença de cáseos amigdalianos pode favorecer o aparecimento de inúmeras desordens bucais e sistêmicas, como a saburra lingual, a doença periodontal, mau hálito, amigdalites, entre outras. Além disso, pode afetar as relações interpessoais (profissão, casamento e vida em sociedade) devido à alteração no hálito que ele provoca. Ao mesmo tempo, o mau hálito ao acordar é absurdamente forte quando se tem essa bolinha branca na garganta.

Elas normalmente surgem quando pedaços de comida ficam acumulados nessas crateras; as bactérias começam a se alimentar desses pedaços, digerindo-os até eles se transformarem em uma gosma de cheiro ruim que nós conhecemos e odiamos. Aí está um grande motivo para o seu mau hálito.

Sintomas de Cáseos amigdalianos

Muitas pessoas têm as pedras da amígdala removidas quando se tornam doloridas. Algumas complicações causadas por pedras da amígdala podem incluir:

  • inchaço e dor na garganta
  • sensação de obstrução no topo da garganta
  • mau hálito da infecção que aumenta ao longo do tempo
  • dificuldade em respirar se eles se tornam grandes o suficiente para bloquear as vias aéreas
  • e, por fim, dor ao engolir, comer ou beber

 

Como se livrar da bolinha branca na garganta em casa

Se livrar dessas bolinhas significa acabar dom o mau hálito também. Os cáseos amigdalianos podem ser expelidos durante a fala, tosse ou espirros, ou ainda, têm de ser retirados das amígdalas mediante a utilização de instrumentos ou “apertando-se” as amígdalas. A limpeza também pode ser feita através de um irrigador oral, que esguicha água pressurizada nas amígdalas. Em casos mais graves, é preciso remover as próprias amígdalas por meio cirúrgico

Se você notar bolinha branca na garganta e elas são pequenas, saiba que é possível removê-las com remédios caseiros. Sabemos, portanto, que infecções por bactérias são os principais problemas por trás das pedras da amígdala. Assim, tratamentos antibacterianos e anti-inflamatórios podem ajudar a removê-los e terminar com o mau hálito de uma vez por todas.

  • Vinagre de maçãDilua com água e gargareje. O vinagre de maçã é capaz de desfazer os cáseos amigdalianos por causa de sua acidez.
  • Alho. Um estudo publicado na Microbes & Infection [1], diz que o alho possui propriedades antibacterianas, antifúngicas e antivirais. Pode combater o crescimento bacteriano e a infecção.
  • Cotonete ou dedo. Se você puder ver a pedra da amígdala, você poderá alcançá-la com o dedo ou com um cotonete e remova-a. Mas, faça isso com muito cuidado, pois pode causar infecção adicional se feito de forma agressiva. Em seguida, gargareje com água morna com sal imediatamente. Mas atenção, você não deve tentar remover sozinho cáseos grandes ou de difícil acesso.
  • Tosse. Dependendo do tamanho da pedra, a tosse poderia desalojar uma pedra em alguns casos.
  • Óleos essenciais. Alguns óleos têm propriedades anti-inflamatórias ou antibacterianas. Os óleos de mirra e erva cidreira, por exemplo, podem ser capazes de ajudar a reduzir ou eliminar suas pedras da amígdala. Coloque uma ou duas gotas em um cotonete e passe nas amígdalas.
  • Água salgada. Gargarejo com água morna e sal é um tratamento eficaz de feridas orais, inclusive os cáseos amigdalianos. Além disso, o movimento do procedimento, pode arrancar os cáseos amigdalianos facilmente.
Artigo médico-científico: Microbes & Infection [1]