Veja quantos megapixels o olho humano é capaz de enxergar… uma resolução inacreditável!

Nosso olho não funciona exatamente como uma câmera. Nas câmeras digitais existem os photosites, cada um deles responsável por um ponto das imagens (pixel). Nos olhos o photosite é substituído por cones e bastonetes. Mas em termos de comparação, especialistas dizem que resolução máxima que nosso olho – saudável –  alcança é algo em torno de 250 megapixels.

A câmera digital cria arquivos de imagem compostos de milhões de pontos. Cada ponto é um pixel registrados pelo photosite, o componente fotossensível das câmeras digitais. Ou seja: uma câmera que usa 1 milhão de photosites registra 1 milhão de pixels, ou 1 megapixel.

No olho humano, o papel do photosite é desempenhado por dois tipos de células fotossensíveis distribuídos ao longo da retina, os cones e os bastonetes. Os Cones são as células do olho humano que tem a capacidade de reconhecer as cores. Já os bastonetes têm a capacidade de reconhecer a luminosidade. Nos dois olhos temos cerca de 250 milhões dessas células e, portanto, podemos captar 250 milhões de pontos luminosos. Ou 250 megapixels.

A visão humana é ainda mais elaborada, pois além da captura superior, também possuímos um sistema interno de interpolação das imagens. Interpolação é um processo utilizado por programas de edição de imagens para aumentar artificialmente a resolução das imagens capturadas. Com a interpolação sendo feita pelas próprias células oculares, a visão humana amplia os aproximados 250 megapixels para deixar as imagens captadas com ainda mais qualidade.

tecmundo / mundoestranho